Opinião

Um leitor enviou esta sábia observação crítica em relação a um artigo que escrevi: “ou seja, pacientes de convenio só servem se deixarem de ser de convenio e aderirem a procedimentos pelos quais se pode cobrar na tabela particular.” Parafraseando o leitor: paciente bom é paciente que compra não cobertos? Respondo que não. Em…

– Para evitar glosas, não atenda convênios! – é dica de um leitor. Agradeço a ele, pois sua percepção abriu três janelas de reflexão sobre o tema.   Neste artigo vamos falar sobre a primeira. É preciso admitir que a dica dá certo, pois se o dentista não atender convênios nunca será glosado. Fato. A…

Uma leitora me escreve: – Tenho muitos pacientes de convênio e não consigo ganhar dinheiro. Os clientes com certeza gostam da clínica por possuir diferenciais positivos. Foram conquistados e são fiéis. Então, por que o dinheiro não está aparecendo? Bem, não sou adepto das soluções tipo receita de bolo, aquelas que dizem milagrosamente servir…

Atendimento a convênios é ainda um tema  polêmico dentro da Odontologia. Por um lado, temos dentistas e clínicas se dando muito bem, por outro observamos profissionais vivendo experiências negativas na sua relação com os convênios odontológicos. Poderíamos listar pelo menos uma dezena de motivos para essas diferenças de resultados, mas acredito que todas as…

Andréa Martinez Simões* A responsabilidade civil é um tema em moda hoje em dia, isso ocorre porque a população está cada vez mais consciente de seus direitos. Por isso houve um grande aumento de número de ações indenizatórias a fim de reparar os danos causados pelos profissionais da área da saúde que estão expostos…

Andréa Martinez Simões* A responsabilidade civil é um tema em moda hoje em dia, pelo grande aumento de ações indenizatórias ajuizadas contra os profissionais da saúde, no caso os cirurgiões dentistas. A responsabilidade civil profissional do cirurgião dentista é controlada pelo Código de Defesa do Consumidor Lei 8078/90 e pelo Código Civil Brasileiro e…

Zaíra Barros* Este é o título do cartão de Natal de minha empresa. Não por acaso, mas vou tentar, nesse espaço, explicar o porquê de incitar as pessoas a fazerem diferente: porque o mundo atual,  no formato em que a sociedade nele se relaciona, está se tornando virtual demais para ser nada menos do…

        Por Zaíra Barros* Tornar-se visível é parte do ritual da sociedade moderna, mesmo com os exageros cometidos nas redes sociais, com internautas expondo detalhes desnecessários da vida particular . Um outro aspecto tem dado força a esse termo, com a polêmica dos biografados querendo impor sanções aos livros sobre eles….

Por Zaíra Barros* Recente episódio entre o programa Bem-estar, da TV Globo, entrevista com um médico que falou o que não devia e a revolta dos cirurgiões-dentistas serve de base a um case exemplar para se falar do serviço de assessoria de imprensa (AI): o que se deve ou não fazer, como se deve…

Dona Tereza morava em um dos pequenos prédios do BNH do outro lado da praça Elis Regina e apareceu naquela manhã com a energia de sempre, cheia de humor, bem vestida e maquiada apesar dos seus 70 anos. – Doutore Vitor, esse dente maledeto não me deixou dormir essa noite. – foi logo dizendo…