fbpx

Cresça e apareça, não. Apareça e cresça!

Zaira editabr

-

-

 

 

 

-

-

 

Por Zaíra Barros*

Tornar-se visível é parte do ritual da sociedade moderna, mesmo com os exageros cometidos nas redes sociais, com internautas expondo detalhes desnecessários da vida particular . Um outro aspecto tem dado força a esse termo, com a polêmica dos biografados querendo impor sanções aos livros sobre eles. A isso dá-se o nome de censura, coisa fora de moda e de hábito em democracias.

Porém, a visibilidade de que tratamos aqui é aquela que inverte o termo cresça e apareça para apareça e cresça, numa relação direta com os profissionais que têm contato pessoal com seu público, como é o caso do cirurgião-dentista.

-

-

Mas como isso acontece? Geralmente, ações de comunicação auxiliam bastante nesse processo, como se pode ver em recentes exemplos que temos registrado em nossas páginas no Facebok (facebook.com/editaintegrada e facebook.com/jornalodonto), especificamente com cirurgiões-dentistas, nosso público há 26 anos.

Esse processo de visibilidade pode ser alcançado por meio de diversas espelhoferramentas da área da comunicação, como e-mail marketing, newsletters, boletins, jornais e revistas on-line, todos utilizados massivamente nos dias de hoje, tanto pelos custos menores em relação ao material impresso como pela difusão instantânea nas redes sociais.

Capítulo à parte e bastante expressivo é o trabalho de assessoria de imprensa, este voltado às mídias de todos os formatos e que alcança o público dos sonhos, que é a população, a opinião pública, o seu universo e o do concorrente. E mais, tem o aval de quem a publica – não é mais você falando de você, mas, por exemplo, a revista de maior circulação nacional abrindo espaço para você mostrar sua expertise ou a entidade firmar-se  no cenário institucional.

Como sempre, aqui vão quatro exemplos recentes e dignos de nota: duas matérias publicadas em semanas consecutivas na Revista Veja (um tento em termos de imprensa), uma entrevista na TV Cultura e outra na Super Rádio Tupi, todas com fontes Edita, sendo três de um cliente e uma de outro.

E como isso acontece? Em todos os casos o caminho é o mesmo: a imprensa nos solicitou consultor/especialista da Edita para entrevista sobre assuntos que têm dado o que falar: clareamento, em dois casos, e novos procedimentos odontológicos incluídos no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Como pode-se notar, assuntos diferentes, mas para os quais a Veja sempre encontrou respaldo em nossas fontes para seus conteúdos. Para a cada uma dessas solicitações foi indicada o cirurgião-dentista com melhor perfil e expertise para atender a uma e a outra reportagem. Os resultados, impecáveis nesses dois casos, podem ser conferidos nos links

https://soundcloud.com/dieguenrique/ipm-na-super-r-dio-tupi

http://www.jornaldosite.com.br/imagens/edicao/edicao193/veja2.jpg

http://www.jornaldosite.com.br/imagens/edicao/edicao193/veja.jpg

https://pt-r.facebook.com/photo.php?v=629440367095861&set=vb.219200474786521&type=2&theater

Citando mais dois, o mesmo ocorreu com a TV Cultura, que solicitou entrevista também sobre clareamento, gravada no consultório do cirurgião-dentista às 6h da manhã; e a quarta, sobre o Dia do Cirurgião-dentista e a saúde bucal da população na Super Rádio Tupi, esta feita para o Instituto Pedro Martinelli Pró-Odontologia (IPM).

Contam-se aqui os louros da vitória, que são os resultados palpáveis. Mas, para atingir esse patamar de aproveitamento considerado excelente, foi percorrido um longo caminho de mais de 10 anos de fortalecimento de relações com a imprensa em geral. Temos orgulho em dizer que nunca deixamos de responder um único pedido de entrevista e, quando o assunto não diz respeito à nossa esfera de atuação, o jornalista é encaminhado à entidade ou ao órgão responsável por ela.

O trabalho tem que ser feito com profissionalismo, por jornalistas especializados e que conheçam o assunto,  saibam onde e como pesquisar dados e demais informações a serem repassadas à imprensa,  tenham acesso aos consultores e consigam unir as duas pontas – a mídia e o cliente – para o sucesso da ação e o resultado perfeito esperado: levar informação segura e confiável  ao público. O cirurgião-dentista ou profissional de saúde tem, nesse episódio, o papel principal, pois é por meio de suas palavras que a informação chega às pessoas. População informada é população consciente sobre as referências de bons profissionais. É aí que você, cirurgião-dentista, vai mostrar sua experiência, seus diferenciais, ganhando visibilidade com credibilidade. Com responsabilidade, dê visibilidade a seu negócio. Ou seja, para ter sucesso, apareça e cresça.

*Jornalista, assessora de imprensa, editora do Jornal Odonto e diretora da Edita Comunicação Integrada.
www.editabr.com.br
zairabarrosa@editabr.com.br

 

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique

Desde 2002 trazendo o melhor da odontologia para você.

Fale Conosco

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.