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6 passos para aumentar seu faturamento no consultório de Odontologia

Aumentar o faturamento no consultório de Odontologia requer muito mais inteligência do que investimento financeiro
aumente seu faturamento

Neste artigo conversarei com você sobre com aumentar o faturamento em seu consultório de odontologia, no artigo anterior já tratamos de Marketing para Dentistas e como fugir de algumas mentiras que te contam por aí. (Leia aqui)

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Agora quero te mostrar 7 passos simples para você aumentar seu faturamento no consultório de odontologia e a última, acredito ser a mais importante, então vamos a elas.

Passo 1: Defina seu Público alvo

Se você já tem uma clínica ou consultório de odontologia há algum tempo, a forma mais prática de fazer isso é buscar essas informações no seu cadastro de pacientes. Você pode também gerar uma pesquisa e enviar por e-mail ou WhatsApp com perguntas simples e não invasivas. As pessoas, quando solicitadas, tendem a querer ajudar, e se houver algum tipo de vantagem como um brinde, aí fica mais fácil. 

Passo 2: Defina exatamente o que venderá.

É muito comum em um consultório ou clínica de odontologia não se ter muito definido uma linha de produtos ou serviços principais, ou seja, o famoso: “aqui nos fazemos tudo”, e aí quem quer fazer tudo acaba não fazendo nada com muita perfeição. 

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Definir uma linha de produtos ou serviços principais, vai lhe oferecer a possibilidade de ser enxergado como um especialista naquele determinado assunto. 

Não que seu consultório não possa oferecer toda a gama de tratamentos odontológicos, mas definir uma linha principal (especialidade, tratamento, etc.) vai lhe dar maior poder aos olhos dos pacientes. 

Passo 3: Crie serviços de entrada e serviços “Premium”.

Nem sempre um LEAD que ainda não conhece seus serviços se sentirá a vontade para aceitar comprar seu tratamento de maior valor, por isso, é fundamental que você tenha uma escada de produtos. 

O Conceito de escada de produtos é simples, fazer com que seu cliente avance na sua jornada de compra e permaneça o maior tempo possível comprando de você. 

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Então para um LEAD ou novo paciente tenha um produto de entrada que lhe permita dar um “primeiro passo” e ganhar confiança em seus tratamentos. 

Ir com muita sede ao pote pode espantar o LEAD e mesmo você lhe oferecendo a melhor opção de tratamento naquele momento ele talvez procure outro profissional, então aprenda a ter produtos que permitam seu paciente iniciar uma jornada com você e pense a longo prazo. Passo 4: Facilite o pagamento.

Tenha diversas formas de pagamento e as ofereça em seu processo de negociação e vendas. Mas faça isso da maneira correta. 

Muitos profissionais de saúde, acabam se perdendo ao chegar nesse momento e atropelam etapas, prejudicando vendas que estariam praticamente fechadas. 

Invista em treinamento de vendas para você e sua equipe e aumente seu faturamento rapidamente. 

Na atualidade pacientes querem flexibilidade e facilidade nas formas de pagamento, então tenha sempre várias opções, principalmente para tratamentos de valor mais alto.

Passo 4: Crie recorrência e aumente seu faturamento

Infelizmente muitos dentistas ainda não conseguiram entender o poder que possuem em seus arquivos. 

Analisando o paciente de odontologia, podemos concluir que ele sempre, em toda sua vida, precisará de tratamentos odontológicos. 

Aproveite isso positivamente. Seja a primeira opção na mente de seu paciente quando ele pensar em tratamentos odontológicos e mais do que isso, crie mecanismos de recorrência para todos seus pacientes. 

Programa de prevenção de odontopediatria, pacientes de ortodontia, implantes, periodontia, etc. 

Use seu software de gestão do consultório plenamente e não somente como uma agenda no computador. A maioria destes programas oferece ferramentas que lhe abrem enormes possibilidades de ampliar a comunicação com seu paciente inativo. 

Trazer seu paciente novamente ao consultório para uma nova visita de rotina, aumentará seu faturamento mensal em até 50% nos próximos 3 meses sem investir um centavo sequer em captação.

Não perca essa oportunidade de elevar seus ganhos investindo somente seu tempo.

Passo 5: Invista no LTV de seu paciente e aumente seu faturamento

O LTV (Life time value, ou algo como, todo o valor que o paciente irá gastar em seu consultório durante sua vida) no fim das contas é o que importará.  

Investir em fidelizar seu paciente desde o primeiro momento que ele tem contato com seu consultório melhorará o LTV.

Usando a recorrência que já tratamos no item anterior, você se surpreenderá. Investindo mais em fidelizar seus pacientes, você irá despender menos recursos financeiros em marketing e será mais fácil vender novos tratamentos, pois o paciente já lhe conhece. 

Passo 6: Não queira fazer tudo sozinho.

Dentistas às vezes acham que podem fazer tudo em seus consultórios ou clínicas, mas não podem. Digo isso por experiência própria, como dentista que sou há 30 anos. Tive que aprender a delegar e entender que meu tempo pode ser melhor empregado em funções relacionadas ao atendimento direto a pacientes. 

Claro que é importante você como dono de seu negócio conhecer todos os processos internos e processos de captação de pacientes, marketing, redes sociais, etc. Mas querer fazer tudo isso sozinho e ainda atender seus pacientes, com certeza não vai lhe levar muito longe. 

Treine sua equipe, terceirize serviços não essenciais, tenha um(a) gerente que cuide da gestão, comercial, financeiro, relacionamento com LEADS e pacientes, etc. 

Querer fazer tudo somente tirará seu foco do mais importante: atender seus pacientes com a máxima qualidade.

Invista em aperfeiçoamento técnico em sua área de atuação, invista em novos equipamentos, participe de congressos de odontologia, cursos, etc., ou seja, entenda que seu negócio principal e a ODONTOLOGIA. 

Delegue o restante a outras pessoas e veja seu faturamento se multiplicar sem ter que ficar seguindo Pseudo Gurus do marketing digital que só querem mesmo levar seu suado dinheirinho sem lhe trazer resultados concretos.  

Concluindo

Se você quer realmente faturar mais no seu consultório de Odontologia, concentre suas energias no atendimento de seus pacientes e crie uma equipe que lhe ajude a fazer o resto. Você verá que a fardo será mais leve e os resultados virão mais rapidamente. 

Uma dica de leitura para você é o livro A ÚNICA COISA (clique aqui e saiba mais

Forte abraço, 

Prof. Marcos Rocha

Sobre o Autor:

Prof. Marcos Rocha é Dentista a 30 anos, empresário do setor de Odontologia. Atualmente Presta serviços de Consultoria, Mentoria e Coaching, além de Ministrar Treinamentos presenciais e online. (Clique aqui e visite o site do Prof. Marcos)

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