Saúde bucal pode evitar ataques cardíacos

Riscos para o coração começam na boca

Pesquisadores da Universidade de Bristol (Inglaterra) publicaram um estudo em que apontam uma ligação entre infecções na gengiva e problemas cardíacos. De acordo com os cientistas, as bactérias vindas da boca podem acelerar o entupimento de vasos.

“O relatório do Ministério da Saúde dos Estados Unidos afirma que a saúde bucal é parte integrante da saúde geral. Por isso, escove os dentes, use fio dental e vá ao dentista regularmente”, aconselhou a odontologista Valeria Soltanik, que trabalha em seu consultório com uma equipe de higienistas profissionais. Ela destacou que a gengivite é uma infecção bacteriana que pode ter efeitos mesmo distantes da sua boca.

As bactérias são fatores de risco para doenças cardíacas, pois interagem com as plaquetas do fluxo sanguíneo e podem contribuir para a formação de coágulos, bloqueando as artérias. Até este estudo recente dos pesquisadores britânicos, sabia-se que a falta de higiene bucal poderia aumentar as probabilidades de ataques cardíacos, mas ninguém jamais havia explicado as causas dessa relação.

Em uma boca mal cuidada podem existir até 700 tipos diferentes de bactérias e os problemas podem aparecer mesmo que o indivíduo esteja aparentemente saudável, em boa forma física e no peso ideal. Por isso, todo cuidado é pouco.

DICAS

Dicas para quem quer ter uma perfeita saúde bucal, de acordo com a dentista Valeria Soltanik:

• Mantenha sua boca saudável, isto é, escove os dentes e use fio dental diariamente, sem esquecer de consultar o dentista regularmente;

• Informe ao dentista sobre seus problemas de saúde em geral;

• Siga com cuidado as instruções do dentista e de seu médico e use os medicamentos – como antibióticos, por exemplo – de acordo com as indicações.