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Responsabilidade Gerencial em Odontologia


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Por Flavio Alves Ribeiro



A Odontologia passa atualmente por um processo de transformação sob o ponto de vista da atuação profissional, e como conseqüência da Era da Informação, que estamos atualmente, alguns paradigmas terão que ser rompidos. Os principais conceitos adquiridos ao longo da formação acadêmica têm ainda uma visão voltada quase que exclusivamente para a atividade de realização do procedimento no paciente. Sem nenhuma dúvida temos de ter sempre como principal compromisso assumido e jurado nesta formação, o de trabalhar de forma bioética para o bem estar bucal e geral de nossos pacientes, porém esta visão limita o profissional a um universo que não se encaixa mais no mundo competitivo que vivemos. Dentro de conceitos atuais de Gestão em Saúde e especificamente em Odontologia, o procedimento clínico, missão importantíssima de nossa atuação profissional, é apenas uma das variáveis que envolvem a o trabalho e a realização profissional em Odontologia. A terminologia Odontologia Intrabucal é usada para definir exatamente este momento de atuação clínica, em que a consciência, a ética e a vocação são as principais variáveis que o Dentista deverá utilizar para realizar seu trabalho.

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O Dentista, também por definição, um prestador de serviços de saúde bucal, deve ampliar seu horizonte de conhecimentos e assumir a responsabilidade gerencial sobre sua profissão. Numa visão mais holística a Odontologia Extrabucal tem como finalidade focar os conhecimentos em assuntos ligados a gestão desta atividade profissional e transmitir técnicas gerenciais para administração de sua atividade em consultório/clínica. Consultório/clínica, sinônimos de empresa, com análises racionais e planejamento proporcionarão a profissionais e colaboradores uma melhor performance financeira e qualidade de vida. Precisamos entender toda esta dinâmica e desenvolver estratégias para direcionar nossas decisões e mudanças sempre com objetivo de prestar para nosso cliente um serviço cada vez melhor.


O profissional Dono de consultório/clínica deve agregar em sua rotina de funcionamento mecanismos de controle de fluxo de caixa e protocolos básicos de administração para poder ter um aproveitamento cada vez melhor de sua atividade. Saber quanto se arrecada e o quanto se gasta é requisito básico para estas conclusões. Um dos fatores que possibilita ao profissional melhorar sua qualidade de serviços é sua interação com outras pessoas (colaboradores) que participam diretamente e indiretamente da prestação de seus serviços.


De forma direta podemos citar as secretárias e auxiliares da empresa. A partir de agora, denominados de colaboradores, estas pessoas devem também fazer parte deste processo de mudanças que está ocorrendo e serem considerados pelo profissional não mais como mais uma das despesas para se manter o negócio ou como um elemento de manutenção básica para o funcionamento de empresa. Devemos transformar estes profissionais em capital humano de nossa empresa. Um colaborador com autonomia supervisionada, conhecimento, motivação e interesse é tão importante quanto recursos tecnológicos ou equipamentos que a empresa possa ter. Prepará-lo para esta função deve ser um dos objetivos do Dentista para se Profissionalizar na Odontologia. Colaboradores, e por que não seus “patrões”, devem sofrer um processo de educação continuada visando aumentar sua produtividade através de níveis de qualificação gerencial cada vez melhor. Devemos formá-los para que além das tarefas básicas relativas ao funcionamento rotineiro da empresa, que eles passem a ter um comprometimento e a fazer parte do “time em que jogam”. Prepará-los para participar da implantação de um modelo de gestão e administração, fidelização e encantamento de clientes internos e externos, otimização de processos, cálculo de custos/hora, divulgação, marketing, planejamento e previsão de resultados e responsabilidade do Dentista que pretende alterar o futuro de sua carreira em busca de excelência e autodesenvolvimento.


De forma indireta a ótica de análise passa e ter uma visão mais globalizada. Nesse caso não se trata de se estabelecer relações profissionais com Colaboradores ligados exclusivamente com nossa empresa. Trata-se de dinamizar processos compartilhados com outras empresas visando à redução de custos, melhora da qualidade de nossos serviços e conseqüentemente lucro. É fato que a área de Saúde foi uma das últimas áreas a desenvolver mecanismos de gestão. Falar em Odontologia na palavra lucro ainda é uma situação que caracteriza erroneamente visar à quantidade sem qualidade com característica marcante. Somos prestadores de serviços como qualquer outro setor do mercado e como todos devemos prestar atenção especial para a necessidade de sermos devidamente remunerados pelo suor de nosso trabalho. Nossos serviços têm o diferencial de serem prestados diretamente em seres humanos, mas nem por isso devemos deixar de priorizar e admitir sem culpa, que o resultado financeiro durante um período de análise deve ser sempre positivo e capaz da nos tornar Profissionais realizados e principalmente felizes. Neste contexto de Colaboradores indiretos estão as diversas empresas que compartilham com um número cada vez maior de Dentistas da idéia de ter como foco principal de ação a satisfação do cliente. Empresa e Dentistas que se caracterizam por estimular o conhecimento coletivo, compartilhar idéias, promover relações interpessoais estarão criando uma parceria que poderia inclusive um dia atingir proporções sociais. Somos com certeza formadores de opinião e capazes de distinguir e trabalhar em parceria com estas empresas que tem demonstrado interesse em participar em conjunto com a Odontologia deste momento de transformação que anda ocorrendo no mercado atual. Não se trata de se receber vantagens exclusivamente financeira desta relação. Empresas com uma visão mais atualizada e com novo enfoque nos negócios já estão percebendo a importância de se trabalhar em íntima associação com os Dentistas na execução e na administração de processos que trarão certamente aumento em sua eficiência no disputado mercado de produtos e serviços de saúde bucal em nosso país.

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Finalizando este Ponto de Vista, a Odontologia deve ser considerada sempre pelos que interagem profissionalmente com ela, com sendo uma parte indivisível da Saúde. Realizar práticas éticas e socialmente responsáveis, ter como meta clientes e colaboradores satisfeitos e lapidar cada vez mais a qualidade de vida em nosso trabalho são os resultados finais desejados em nossa profissão. Devemos entender, e nos conscientizar de nossa importância como Profissionais de Saúde e que devemos participar do desenvolvimento do Brasil de forma contínua e ativa.


Sobre o Autor: Flavio Alves Ribeiro – Cirurgião Dentista – Gestão e Consultoria em Odontologia, Professor da Universidade Tuiuti do Paraná,


Contatos: Fone/fax – 41 3561173, email:dentesenumeros@terra.com.br

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