fbpx

Pensando PF

Prato Feito” ou “PF”, são aquelas refeições onde os componentes são escolhidos pelo restaurante e já vêm servidos no prato. Segunda-feira é o Virado a Paulista, nas quartas e sábados tem Feijoada e vai por aí num cardápio que se repete semanalmente. Nada contra, pois matam a fome, mas não exploram as infinitas possibilidades de agradar nosso paladar.
Lembrei disso porque nosso modo de olhar o mundo profissional é semelhante.  Um olhar “PF” se manifesta de diversas maneiras, mas caracteriza-se por uma visão escassa e viciada quanto às possibilidades de mudanças profissionais. Quando pensamos em inovar  nos achamos diante de poucas opções: fazer um novo folder, dar um tapa na pintura, lavar a placa, um avental novo para a auxiliar, sei lá se vale a pena.  No olhar “PF” não há espaço para o novo.
A forma como vemos o mundo, ou seja, nossas crenças e preconceitos, determinam pensamentos e idéias e, acredite, as ações serão correspondentes. Sim, se vemos o mundo escasso, sem muita coisa a fazer a não ser continuar a “matar um leão por dia” é assim que também vamos pensar e agir, sempre do mesmo jeito, dia após dia após dia após dia… que tédio não?
Existe outra opção? Sim! Enxergar o mundo como  um buffet de comidas internacionais!! Um lugar onde o problema é outro: frente a tantas possibilidades de ação qual será a melhor? Olhar o mundo de maneira farta leva a um pensamento criativo e inovador, lotado de boas idéias e cheio de otimismo e entusiasmo.
Difícil de praticar isso? Então pense no seguinte: a não ser que você seja o Homem-Aranha, só existe uma maneira de sair de um beco sem saída: dar uma volta de 180° e seguir em uma direção exatamente contrária. Mudar o olhar implica em ter coragem para quebrar regras, desaprender aquilo em que  tanto acredita, destruir seus mais prediletos pensamentos, reciclar  conceitos e extirpar preconceitos.
Finalmente, para ter um olhar “buffet de pratos internacionais” você precisar conhecer o que está na mente e no coração de seus clientes. Sim! Olhe seu arquivo de pacientes como uma grande fonte de idéias, mas para isso é preciso tomar tempo para conversar com o cliente, escutar o que ele tem a dizer, o que ele quer e porque ele quer. Mas não se limite a isso! É pouco! Procure saber como ele se sente, o que o irrita e o que o agrada, e principalmente quais são os seus valores.
Essa é a porta do mundo das infinitas possibilidades: um novo olhar, um novo modelo mental. Entre por ela e encontre e conviva com a prosperidade.

-

-

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique

Desde 2002 trazendo o melhor da odontologia para você.

Fale Conosco

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.