Odontologia hospitalar: a importância dos cuidados em saúde bucal no dia a dia dos pacientes

O Cirurgião Dentista e a Odontologia Hospitalar vem cada vez mais mostrando sua importância nos cuidados a pacientes nestes ambientes.
odontologia hospitalar

A saúde bucal é algo que faz parte dos cuidados diários de muita gente, porém nas unidades hospitalares, muitas vezes, o paciente encontra-se impossibilitado de realizar essas tarefas, sendo necessária a ajuda de um profissional. A odontologia hospitalar faz parte da rotina de muitos profissionais que atuam na rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Diante da importância desses cuidados, a Lei n.º 10.465/2002 institui o dia 25 de outubro como o Dia Nacional da Saúde Bucal.

No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) esse trabalho é feito principalmente nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Atualmente existe uma equipe formada por três cirurgiões-dentistas e dois técnicos em saúde bucal.

O cirurgião-dentista Tácio Bezerra, mestre e doutor em Odontologia, que atua na unidade, explica que o serviço tem a finalidade de auxiliar o processo de tratamento do paciente, evitando o desenvolvimento de infecções, em especial a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) e procurando viabilizar uma alta hospitalar mais precoce possível.

O hospital possui também um atendimento eletivo à demanda regulada pela Central de Regulação Estadual do SUS (CreSus) para pacientes portadores de necessidades especiais que precisem de tratamento odontológico sob anestesia geral por não colaborarem com o tratamento convencional; e para pacientes portadores de necessidades que necessitam de cirurgias do complexo buco maxilofacial.

“O trabalho é desenvolvido de forma muito colaborativa entre a equipe multiprofissional. A importância do serviço é de ver o impacto que causamos na vida de pessoas necessitadas. Quando podemos auxiliar na assistência de terapia intensiva intervindo na redução dos casos de pneumonias, entre outros auxílios”, pontua Tácio.

A equipe dos cirurgiões-dentistas atua com as necessidades em odontologia no HGWA

Equipe multidisciplinar

O Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, possui serviço de cirurgia buco maxilofacial, procedimento usado para tratar doenças ou lesões da cavidade bucal, rosto, maxilar e região da face.

Atualmente, o serviço é ofertado por nove profissionais, em regime de plantão presencial, oferecendo o suporte à emergência, enfermaria, cirurgias eletivas, ambulatórios e pareceres dos pacientes vítimas de trauma de face. Para o coordenador do serviço de cirurgia buco maxilofacial no HRC, o cirurgião-dentista David Gondim, a presença do profissional na equipe multidisciplinar é algo indispensável para uma assistência à saúde integralmente. “Por meio da odontologia hospitalar o profissional consegue executar ações preventivas, diagnósticas e terapêuticas de doenças orofaciais, manifestações bucais, de doenças sistêmicas ou de sequelas dos respectivos tratamentos”, disse.

Gondim acrescenta que o cuidado com a saúde bucal é fundamental durante a internação hospitalar. “Durante a internação, o paciente corre o risco de pegar infecções e pneumonias, que, na maioria das vezes, são oriundas da cavidade bucal. Aqui no HRC, a relação entre a saúde bucal e a prevenção de doenças respiratórias já se encontra inserida nos indicadores estratégicos da unidade. As nossas equipes assistenciais foram sensibilizadas e treinadas sobre a importância da manutenção da saúde bucal e sua influência na condição sistêmica do paciente”, conclui.

Urgência e emergência

Juliana Paiva trabalha como dentista na UPA Praia do Futuro há dez anos.

As Unidades de Pronto Atendimento — UPAs — são unidades que atendem serviços de urgência e emergência e na área de odontologia não é diferente. Segundo a cirurgiã-dentista da UPA Praia do Futuro, Juliana Paiva, pelo menos em 80% dos casos o paciente chega à unidade com queixas de fortes dores na região oral. Por isso, no trabalho os desafios são constantes. Mas a sensação de realização por dever cumprido prevalece.

“Quando eu atendo um paciente que passou por todo o sofrimento devido à dor e sai totalmente recuperado e com aquela felicidade que exala no brilho dos olhos, sei que naquele momento cumpri o meu papel e fiz a diferença na vida daquela pessoa”, relata a profissional.

Os casos mais comuns de ocorrências odontológicas na UPA são de inflamação dentária, infecção oral menor e fratura dentária, mas cuidados simples podem evitar esses problemas. “Geralmente esses casos ocorrem devido à falta de prevenção, sendo importante escovar os dentes eficazmente sempre após as refeições e usar fio dental, além de ir ao dentista regularmente. Lembrando que consultas de rotina são feitas nos postos de saúde”, esclarece.

HRVJ tem serviço de urgência e emergência e realiza procedimentos cirúrgicos de traumatologia da face

No Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), localizado em Limoeiro do Norte, o profissional de odontologia também atua na urgência e na emergência, realizando procedimentos cirúrgicos de traumatologia da face. O serviço é novo na unidade e funciona há pouco mais de dois meses.

O cirurgião buco maxilofacial, Diego Santiago, enfatiza que a área de concentração maior é o trauma, em que os pacientes ficam internados nas diversas enfermarias. “Há também o atendimento ambulatorial, em que recebemos pacientes tanto pela urgência quanto eletivamente, após alta hospitalar, em que ele retorna para uma eventual consulta ou procedimento”, lembra.

Pessoas com diabete

Pessoas com diabete precisam estar atentas para prevenir doenças periodontais.

O Centro Integrado de Diabete e Hipertensão (CIDH) é uma unidade ambulatorial da rede Sesa que realiza atendimento odontológico para pacientes atendidos no próprio Centro. Pessoas com diabete precisam estar atentas para prevenir doenças periodontais, ou seja, na região de sustentação dos dentes. A falta de cuidado nessa região pode gerar infecções nas gengivas e abscessos (concentração de pus).

“Principalmente nos pacientes com diabete descompensado, pode acontecer redução do fluxo salivar, ferimentos nos lábios, infecções oportunistas, como herpes e candidíase oral”, explica Lúcia Taumaturgo Aragão, cirurgiã-dentista do CIDH. Caso não sejam cuidados, os focos infecciosos na gengiva podem causar destruição dos ossos, abalo do dente, levando à perda dentária.

A profilaxia a cada seis meses, com remoção de placa bacteriana e tártaro, explica Lúcia, é importante também para um melhor controle da glicemia no sangue, fator fundamental para o controle da diabete.

Nesse sentido, as orientações de prevenção gerais também valem para quem convive com a diabete: boa escovação após as refeições, uso de escova com cerdas macias, troca de escova a cada três meses e consulta com dentista a cada seis meses.

Fonte: Governo do Ceará