No CIOSP J&J mostra novos estudos com antissepticos bucais

O estudo inédito será apresentado no 28a Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo que ocorre entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro

Os resultados de um novo estudo clínico demonstraram que a ação do Antisséptico bucal LISTERINE® Cool Mint, da Johnson & Johnson, reduz a quantidade de germes antes de atingirem a corrente sanguínea em pessoas com gengivite leve a moderada. Estes resultados são significativos, pois pesquisas recentes sugerem que a gengivite, se não for tratada e progredir para uma doença periodontal avançada, pode contribuir para  problemas de saúde mais sérios, tais como diabetes, doenças cardiovasculares e pneumonia.
O estudo cruzado, controlado e randomizado, realizado na Universidade de Medicina e Odontologia de Nova Jersey constatou que os participantes que usaram o antisséptico bucal LISTERINE® Cool Mint de acordo com as instruções, apresentaram uma redução de bactérias aeróbicas e anaeróbicas (mais associadas com doenças gengival)1 na corrente sanguínea (67,3% e 70,3%, respectivamente). Os resultados serão apresentados durante o 28a Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, o principal evento de saúde bucal da América Latina.
“Os resultados deste estudo servem de evidência para suportar a teoria de que os germes da placa bacteriana e gengivite que eventualmente migram da boca para a corrente sanguínea podem contribuir para problemas de saúde mais sérios, tais como diabetes e doenças cardíacas”, declarou Dr. Daniel H. Fine, médico e dentista chefe do departamento de Biologia Oral da Universidade de Medicina e Odontologia de Nova Jersey e pesquisador-chefe do estudo. “Ainda que seja necessário fazer mais pesquisas nesta área, este estudo, sem dúvida nenhuma, comprova que o antisséptico bucal LISTERINE® mata os germes da boca que causam a placa bacteriana e a gengivite, antes que eles tenham a chance de migrar para a corrente sanguínea.” finaliza Dr. Fine.
Mais de 50 estudos clínicos suportam a segurança e eficácia do antisséptico bucal LISTERINE®. Está clinicamente comprovado que sua fórmula mata os germes causadores da placa bacteriana, gengivite e mau hálito. De fato LISTERINE® demonstrou, por meio de estudos laboratoriais, que sua fórmula exclusiva com óleos essenciais é capaz de penetrar no biofilme da placa bacteriana, camada superficial de bactérias de difícil remoção. “Na condição de líder da categoria de enxaguatórios bucais, temos o compromisso de divulgar  os estudos científicos que demonstram os benefícios dos nossos produtos’, afirma o Diretor Científico da Johnson&Johnson, Marcelo Araújo. “O estudo que será apresentado no CIOSP 2010 será o primeiro de uma nova geração de estudos a  avaliar se a higiene bucal regular com os nossos produtos pode ter um efeito positivo sobre a saúde do nosso corpo inteiro.” conclui Marcelo.
Para ilustrar os recentes desenvolvimentos científicos relacionados à ligação entre saúde oral e sistêmica em pessoas com doenças gengivais avançadas, a Johnson & Johnson , fabricante do antisséptico LISTERINE®, produziu um vídeo educacional, que está disponível no site http://www.jnjbrasil.com.br/listerine/default.asp?area=5#param para consumidores e profissionais da área odontológica.

Sobre o Estudo1
O estudo apresentado no CIOSP 2010 foi conduzido com 22 indivíduos com diagnóstico confirmado de gengivite leve a moderada. Foram coletadas amostras de sangue de cada paciente para determinar os níveis iniciais de bacteremia. Em seguida, os indivíduos deram três mordidas em uma maçã para induzir a bacteremia. Amostras de sangue foram coletadas novamente, aproximadamente dois minutos após a primeira mordida, para determinar o nível de bacteremia. Os indivíduos foram distribuídos em dois grupos e cada individuo do primeiro grupo recebeu um antisséptico bucal LISTERINE® Cool Mint e os demais receberam uma solução de placebo. Todos os particpantes receberam uma escova de dentes, um creme dental com flúor e um diário para fazer um registro detalhado da assepsia bucal com o enxaguatório e da escovação. Os pacientes foram orientados a bochechar durante 30 segundos com 20 ml com o antisspético que lhes foi entregue, duas vezes ao dia, durante duas semanas. No 15º dia os indivíduos retornaram à clínica e foram coletadas novas amostras de sangue para determinar o nível de bacteremia após o tratamento. Após 2 semanas o estudo foi repetido invertendo os grupos (estudo cruzados).

Sobre o Antisséptico LISTERINE®
 LISTERINE® é o enxaguatório bucal de uso diário mais testado no mundo. Com mais de 50 estudos clínicos que comprovam sua eficácia e/ou segurança, tem sido usado por mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Para se obter um bom resultado, é  importante usar o produto, sem diluí-lo, duas vezes ao dia, pela manhã e a noite, fazendo bochechos de 30 segundos, além de visitar o dentista regularmente. O produto possui o selo da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

Sobre Johnson & Johnson Oral Care
A Johnson & Johnson é a maior e mais diversificada fabricante de produtos voltados aos cuidados com a saúde, abastecendo os mercados Consumidor, Farmacêutico e Médico-Diagnósticos. São mais de 200 companhias que formam as empresas do grupo Johnson & Johnson, instaladas em 57 países, e que comercializam seus produtos para mais de 175 países.
Central de Relacionamento com o Consumidor J&J (CRC) – 08000 703 6363

Este estudo foi patrocinado pela Johnson & Johnson Consumer & Personal Products Worldwide, Divisão da Johnson & Johnson Consumer Companies, Inc. com a Universidade de Medicina e Odontologia de Nova Jersey.

Referências:
1. Daniel Fine, David Furgang, Marie McKiernan, Roberto Labella, Danette Nittel-Ricci, Paul Zhang, Marcelo W. B. Araujo. Investigation of the effect of Essential-Oils mouthrinse on induced bacteremia. J Dent Res 88 (Spec Iss B) abstract #0010; BSDR 2009