Nem todos os cremes dentais são eficientes contra cáries

Estudo da Unicamp faz um alerta aos pais

Uma pesquisa da Faculdade de Odontologia da Unicamp, em Piracicaba, apontou que nem todo creme dental é eficiente contra as cáries (desintegração do esmalte e da dentina). Segundo os pesquisadores, a diferença está na concentração de flúor em cada produto.

Durante três meses foram tratados, em laboratório, 120 amostras de dentes de crianças com cremes de alta e baixa concentração de flúor. Os de baixa concentração, comuns nas linhas infantis, não conseguiram conter as bactérias que causam a cárie

O estudo também mostrou que, ao contrário do que se pensava, os cremes com pouco flúor não evitam a fluorose,  que são aquelas manchas brancas nos dentes.

Após este estudo, os pesquisadores recomendam observar a embalagem na hora da compra de cremes dentais. O aconselhável é levar para casa aqueles com concentração maior que mil PPM (Parte Por Milhão).

Para crianças menores de dois anos, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda fazer a limpeza dos dentes usando uma escova para bebês. Elas são colocadas em um dos dedos dos adultos, que supervisionam a escovação.

Fonte: EPTV