Leite em pó infantil pode causar cáries

É o que diz estudo da FOP

Estudo da FOP aponta que o leite em pó infantil pode causar cáries em dentes de leite. A pesquisa foi realizada com dois tipos de leite indicados para bebês de seis meses a um ano de idade. Participaram do estudo, 12 voluntários adultos, que usaram aparelhos com dentes de leite acoplados, nos quais foram gotejadas soluções dos leites, 17 vezes ao dia durante um período de 10 dias. O estudo foi feito pela cirurgiã-dentista Anna Maria Cia de Mazer Papa, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Segundo a pesquisadora os leites em pó contêm açúcares que podem levar a uma maior perda mineral do dente, induzindo a formação de cáries. De acordo com a pesquisa os leites em pó contêm um tipo de açúcar ausente no leite materno ou bovino, favorecendo o aparecimento das cáries, sendo que há também em alguns disponíveis no mercado nacional a presença de sacarose, um tipo de açúcar com maior potencial de causar cáries.  Mesmo com a constatação, a profissional não recomenda que se pare de consumi-los, destacando que a ingestão de mamadeiras com sucos e leites açucarados, principalmente à noite, também é prejudicial à saúde bucal da criança. Reduzir a quantidade de açúcar na mamadeira e manter uma escovação controlada dos dentes da criança são as principais recomendações para evitar a cárie. A equipe responsável pela pesquisa pretende desenvolver uma forma de diminuir o potencial causador de cáries do leite em pó para crianças.

Com informações: Jornal do Brasil (RJ)