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Felicidade no ambiente de trabalho

Feliz no consultorio de odontologia

Cada vez mais se fala em qualidade de vida e felicidade no ambiente de trabalho, se é possível ser feliz trabalhando, se trabalho traz felicidade, se trabalho fosse bom não precisaríamos receber por isso, e por aí vai…

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Feliz no consultorio de odontologiaDentro de clínicas e consultórios odontológicos se fala tanto em sorriso que fico pensando, como anda o humor e o emocional das equipes de clínicas e consultórios? Será que grande parte trabalha feliz? O que traz felicidade dentro do ambiente de trabalho? Quais as reais necessidades, para ser feliz e realizado no dia-a-dia profissional? A seguir listei algumas atitudes que considero importantes para a felicidade no trabalho:

Orientar

A liderança (Dentistas, gerentes, supervisores, etc) têm um papel importante no humor, bem-estar e envolvimento do funcionário. É crucial que o líder seja claro nos seus objetivos, transparente nas suas ações e tenha uma coordenação efetiva, caso isso não aconteça a equipe acaba perdendo a motivação e ficando ressentida.

 Salário justo

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O dinheiro pode não trazer felicidade, mas salário muito baixo leva o funcionário à frustração, além de transmitir para o indivíduo uma desvalorização do seu trabalho. Procure ser justo, valorize sua equipe, ofereça a melhor recompensa dentro da realidade da clínica ou consultório.

Realização pessoal

Promova o crescimento do seu funcionário, a falta de oportunidade de capacitação e reciclagem drena a motivação. Ofereça treinamento externo, compre livros sobre a área que ele atua, no caso da recepcionista é importante que ela leia bastante sobre atendimento ao cliente e formas de falar ao telefone. Ajude seus colaboradores a crescerem e a desenvolverem suas habilidades e competências.

Liderança sólida

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Segundo Hilsdorf, um bom ambiente de trabalho está relacionado diretamente a uma boa liderança. “Um bom líder torna o trabalho uma fonte de prazer e de realização profissional e pessoal, além de adaptar as práticas organizacionais às constantes mudanças de cenário. Cabe às lideranças o papel estratégico de estabelecer o clima e atmosfera necessária para que ocorram as mudanças organizacionais, buscando eliminar todas as barreiras que fortalecem a resistência à mudança, tão característica do comportamento humano”.

O líder não pode se limitar a coordenar as tarefas do dia-a-dia, é preciso identificar talentos e criar um ambiente amigável e de apoio mútuo.

Idéias valorizada

Evite dizer às pessoas o que elas devem pensar e fazer. Em vez disso, peça idéias e sugestões para o sucesso da clínica ou consultório. Agindo dessa forma o funcionário começa a sentir-se parte integrante da clínica ou consultório.

Reconhecimento

As clínicas e consultórios odontológicos possuem diversos tipos de funcionários, os mais esforçados, os mais alegres, os mais simpáticos, etc, é importante que o funcionário com o melhor desempenho seja reconhecido. Quando o funcionário é empenhado, mas não ganha o tão sonhado reconhecimento, ele tende a ficar infeliz e acaba entrando no comodismo. O reconhecimento pode chegar através de um simples elogio, uma premiação (viagem com tudo pago!) ou um quadro de agradecimento.

Benefícios

Além dos benefícios triviais de um trabalhador (como 13º e o vale transporte) é importante identificar benefícios extras para alegrar e motivar ainda mais seus funcionários, como flexibilidade no horário ou um dia surpresa em casa para o funcionário que mais se destacou. Faça um planejamento para que cada integrante de sua equipe se ausente da clínica ou consultório pelo menos duas vezes ao ano, além das férias!

Ter objetivos estabelecidos

Tudo que sua equipe faz precisa ter uma meta. Desejar algo profundamente é a fonte de toda motivação.

Ambiente de trabalho agradável

Apoiar um local de trabalho descontraído mantém a equipe empenhada e motivada a fazer o melhor que puder. Estimule o bom humor da equipe através de reuniões mensais, eventos, aniversários temáticos, mural da equipe (utilizando conteúdo que favoreça um clima agradável, animado e descontraído).

Muitos sorrisos!

Referências:

Época, Revista. Dá para ser feliz no trabalho? Julho, 2009;

HILSDORF, Carlos. Atitudes Vencedoras. Senac SP, 2003;

FREEMANTLE, David. De olho na equipe. Sextante, 2004.

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