Estudo receita chá verde contra mau hálito e cáries

cha verde contra o mau halito

O chá verde pode ser a saída para quem tem medo de dor de dente ou sofre de mau hálito.

cha verde contra o mau halito

Chá, no entanto, não elimina escovação de dentes

É o que indica um estudo preparado pelo microbiologista americano Milton Schiffenbauer, da Universidade Independente Pace, dos Estados Unidos. Segundo Schiffenbauer, substâncias presentes no chá verde destroem vírus e bactérias que causam infecções na garganta e problemas dentários como as cáries e provocam mau hálito.

A descoberta pode abrir caminho para adicionar elementos do chá verde em pastas de dente e enxaguadores bucais.
Sinal verde

Schiffenbauer afirma que o chá verde é o que tem o melhor desempenho no combate aos microorganismos nocivos à higiene bucal.

Em geral, a eficiência é maior entre os tipos que contêm cafeína, como o chá preto, considerado a mais popular bebida do planeta.

Um outro estudo, realizado por cientistas da Universidade de Illinois, concluiu que a ação contra o mau hálito do chá verde se deve à presença na bebida de elementos conhecidos como polifenóis.

Experimentos em laboratórios mostraram que os polifenóis reduzem o ritmo de desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo mau hálito.

No entanto, dentistas alertam que o fato de tomar bastante chá não significa que as pessoas podem relaxar em sua higiene bucal.

“Não se deve parar de limpar os dentes com o creme dental convencional, pelo menos até que haja mais informações a respeito dos benefícios do chá”, diz Ian Douglas, da Escola de Medicina da Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, um dos países onde mais se consome chá.

Outras Notícias

Esmalte sintético pode evitar obturação, dizem cientistas

Cientistas japoneses disseram na revista especializada Nature ter desenvolvido um esmalte sintético para tratar as cáries que pode eliminar a necessidade de realizar pequenas obturações nos dentes.

Ele é feito de uma versão modificada de um material chamado hidroxiapatita, cuja composição química é semelhante à do esmate natural dos dentes.

Os cientistas do Instituto Dental FAP, de Tóquio, também afirmaram que a pasta torna desnecessário o uso da broca para tratar problemas nos dentes.

Hoje em dia, quando os dentistas vão arrumar pequenas áreas nos dentes cariados, eles precisam retirar um pedaço do dente que ainda está para poder firmar a obturação. Para isso usam a broca.

Fortalecimento

Para testar o novo produto, os cientistas trataram com ele um dente pré-molar inferior que apresentava sinais de deterioração.

Eles observaram então que o esmalte sintético se fundiu como o revestimento natural do dente.

Além de curar a cárie, o produto também evita o surgimento de outras, pois fortalece o dente, afirmaram os cientistas.

Eles compararam a hidroxiapatita modificada com outro tratamento alternativo para as cáries, o uso de uma solução de flúor fosfato acidulado.

Eles concluíram que esta solução deixa uma lacuna com o esmalte natural do dente.

Ressalva

Mas a equipe liderada por Kazue Yamagishi ressalvou que o uso da hidroxiapatita modificada exige um cuidado especial – a substância não deve entrar em contato com as gengivas, sob risco de causar uma inflamação.

A dentista Liz Kay, assessora científica da Associação Dental da Grã-Bretanha, observou porém que o artigo da Nature “não parece descrever uma nova ‘cura’ para a deterioração dos dentes”.

“Já há muito tempo de sabe que a deterioração, quando diagnosticada bem cedo, pode ser revertida por meio da aplicação de flúor e mantendo um PH neutro ou alcalino na boca”, disse ela.

“Assegurar-se de que os dentes estão em um ambiente livre de ácido e escová-los duas vezes por dia com uma pasta de dente com flúor é um método simples e aprovado clinicamente para combater a deterioração precoce.”

Escovar os dentes ajuda a evitar ataque cardíaco, diz estudo

O hábito de escovar os dentes pode reduzir o risco de uma pessoa sofrer derrames ou ataques do coração, de acordo com pesquisadores da Universidade Columbia, nos Estados Unidos.

Os cientistas descobriram que as pessoas que sofrem de problemas nas gengivas estão mais sujeitas a desenvolver aterosclerose – a formação de placas duras no interior das artérias.

A aterosclerose pode levar a um derrame ou a um ataque cardíaco.

Os cientistas avaliaram a quantidade de bactérias presentes nas bocas de 657 pessoas que não tinham um histórico de derrames ou ataques cardíacos.

Eles também mediram a espessura da artéria carótida – que levam o sangue do coração até o cérebro – dos pacientes.

O resultado foi que as pessoas que tinham um nível mais alto da bactéria que causa problemas na gengiva, como a doença periodontal, também apresentaram a carótida mais espessa, mesmo levando em conta outros fatores de risco cardiovascular.

Explicação

Os pesquisadores também descobriram que a relação só existe com a bactéria que causa problemas na gengiva, e não com outras que podem ser encontradas na boca.

Os cientistas disseram que a explicação para a correlação dos dois problemas pode ser o fato de que a bactéria se movimenta pelo corpo por meio da correnta sangüínea e, desta maneira, estimula o sistema imunológico, causando inflamações que resultam no entupimento das artérias.

A relação entre maus hábitos de higiene bucal e problemas vasculares já havia sido sugerida anteriormente.

Mas o chefe da equipe de pesquisadores, Moïse Desvarieux, da Universidade Columbia, afirma que o estudo fornece as evidências mais contundentes até o momento.

“Como as infecções da gengiva são evitáveis e podem ser tratadas, o fato de cuidar de sua saúde bucal pode muito bem ter um impacto importante na sua saúde cardiovascular”, disse ele.

“O estudo mostra a importância de escovar os dentes duas vezes por dia com uma pasta de dente com flúor”, concordou um porta-voz da Associação Dental da Grã-Bretanha.

Fonte: BBC Brasil