Estudo da UnB: 7 em cada 10 idosos usam dentadura.

Uma pesquisa realizada na Faculdade de Ciências da Universidade de Brasília (UnB) constatou a precariedade da saúde bucal do idoso no País e alerta que sete em cada 10 pessoas com mais de 60 anos usam dentadura. Os resultados alarmantes ainda sugerem que nove em cada 10 apresentaram lesões bucais, como infecções causadas por fungos e bactérias. Dos 147 pacientes avaliados, 87 eram mulheres e 60 homens acima dos 60 anos e atendidos pelo Programa de Prevenção e Diagnóstico da Osteoporose da Secretaria de Saúde do DF. A pesquisadora Ana Luiza Rego Julio fez uma avaliação odontológica dos pacientes com exame clínico e realização de radiografia.
A dissertação de mestrado “Avaliação das condições da mucosa oral em mulheres na pós-menopausa e em homens acima dos 60 anos” estudou quais seriam os possíveis fatores de risco que desencadeariam a osteonecrose. A doença é causada pela morte de osso bucal, deixa a região exposta às inflamações, gerando desconforto, ardência e dor. A osteonecrose é grave, mas tem baixa incidência na população. Um estudo realizado na Austrália mostrou que a frequência estimada em pacientes que fazem uso de bisfosfonatos de sódio, uma substância usada no tratamento de osteoporose, e foram submetidos à extração dentária, está entre 0,09% e 0,34%.

Fonte: Jornal do Site