Dia Mundial da Saúde Bucal celebra sorrisos saudáveis

Alexandre Martinelli

Tin Chun Wong

A Federação Dentária Internacional (FDI) prepara-se para comemorar em todo o mundo o Dia Mundial da Saúde Bucal 2014, em 20 de março, incentivando jovens e adultos sobre a importância de proteger boca e dentes saudáveis ao longo de toda a vida. O Instituto Pedro Martinelli Pró-Odontologia, que completa 15 anos de fundação no próximo ano, atende ao apelo da FDI e entra nessa campanha cumprindo sua missão que é difundir informações sobre saúde bucal.

“Mais de 90% da população mundial vai sofrer alguma forma de doença bucal em sua vida, mas muitas delas podem ser tratadas ou prevenidas com uma rotina de cuidados bucais diários”, afirma a presidente da entidade Tin Chun Wong. “Há mais de 1 milhão de profissionais que cuidam da saúde bucal em todo o mundo e, em 2014, esperamos que eles participem, como nossos parceiros, para fazer do Dia Mundial da Saúde Bucal um sucesso global.” Para o cirurgião-dentista Alexandre Martinelli, diretor do IPM, o papel do Brasil é crucial. “Somos mais de 250 mil CDs, cerca de ¼ destes profissionais no mundo inteiro. O IPM acredita na força da Odontologia brasileira e trabalha para que ela se converta, cada vez mais, em promoção de saúde para todos”, declara.

image002

O lançamento da campanha apresenta um sorriso que transmite a essência da data, conclamando cada cirurgião-dentista em todo o mundo a participar dessa celebração de sorrisos saudáveis. A campanha da FDI será acompanhada de imagens positivas ligadas à boca saudável, tais como rir, comer ou beijar. A entidade espera ver a vitalidade desse sorriso em todos os locais do planeta, do Nepal ao image006Chile, passando a mensagem de que uma boa saúde bucal pode reduzir o sofrimento causado pelas doenças bucais.
Associações – A FDI incentiva, ainda, que associações odontológicas em todo o mundo promovam atividades, eventos e campanhas que levem informações sobre saúde bucal às populações ao redor do mundo por ocasião da data e sua importância para a saúde dos indivíduos.

Dados da FDI sobre saúde bucal e doenças bucais
·    90% da população terá doença bucal ao longo de sua vida, que vão desde cáries, doenças periodontais a câncer oral.
·    Apenas 60% da população mundial têm acesso a cuidados bucais.
·    60% a 90% das crianças em idade escolar, no mundo, têm a doença cárie.
·    Dor de dente é a razão número um para o absentismo nas escolas em muitos países.
·    Embora a carga de doenças bucais esteja diminuindo nos países desenvolvidos, as complicações periodontais estão se tornando mais comum, especialmente em pessoas mais velhas. Principais fatores de risco como o tabaco e o consumo de álcool e uma dieta rica em gordura, sal e açúcar contribuem para uma série de doenças crônicas, incluindo doença oral.
·    O principal cuidado individual com a saúde bucal é a prevenção, com escovação duas vezes ao dia, com creme dental com flúor e visitas regulares ao cirurgião-dentista.
·    Há mais de um milhão de cirurgiões-dentistas qualificados em todo o mundo que, usando tratamentos dentários modernos, podem restaurar quase todas as funções e estética de uma dentição saudável. No entanto, eles não estão distribuídos igualmente ao redor do planeta, deixando muitas das regiões mais pobres e mais carentes com menos de um cirurgião-dentista para uma população de 300 mil pessoas”, aponta a presidente da FDI, ressaltando o esforço conjunto to que precisa ser feito para vencer esse desafio.
Mais informações: http://www.fdiworldental.org/events/world-oral-health-day/2014.aspx#sthash.cbx2Omxh.dpuf

IPM – Há 15 anos trabalhando pela saúde bucal
O Instituto Pedro Martinelli Pró-Odontologia (IPM), fundado em 1999, em São Paulo (SP), tem o objetivo de divulgar conceitos e práticas de prevenção e manutenção da saúde bucal da população. Sem fins lucrativos e sem ligação com quaisquer órgãos públicos, entidades ou empresas, teve início após a morte de seu patrono, cuja atuação foi decisiva nas ações preventivas do Brasil e da América Latina, ocupando a presidência da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e, em seguida, da Federação Odontológica Latino-americana (Fola). Seu trabalho teve o reconhecimento da odontologia internacional e, após sua morte, seu nome foi dado a rua pública no bairro do Ipiranga, na capital paulista. Além de sua atuação para difundir a importância da saúde bucal e sua relação com a saúde, da gestação à terceira idade, o IPM é responsável pela manutenção de consultório odontológico beneficente destinado ao atendimento de crianças de famílias com baixa renda, no Projeto Social Unidos da Vila Maria, que presta assistência gratuita a 800 meninas e meninos por ano, em trabalho voluntário de cinco cirurgiões-dentistas.

Fonte: EditaBr