Campanha fará testes de detecção de câncer bucal

A cada ano, quatro mil brasileiros morrem por causa de câncer bucal. Objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os principais riscos da doença e tentar reduzir o número de mortes. Se o diagnóstico for precoce, há de 80% a 90% de cura

No próximo dia 20 de março (sexta-feira) será lançada a Campanha de Prevenção da Saúde Bucal Sorria para a Vida. A abertura da campanha será na Avenida Paulista, 1.313 (marquise da Fiesp – metrô Trianon) onde dentistas voluntários atenderão gratuitamente a população em dois odontomóveis estacionados no local. O atendimento será das 8h30 às 17 horas.banner-press

O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD) que aproveita o Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado em 20 de março, para lançar a campanha, que vai até julho, com ações em vários Estados e participação de dentistas, entidades de classes, órgãos reguladores, universidades, empresas e indústrias do setor.

Fumo, bebidas e sol: principais fatores de risco

Os principais fatores de risco para o câncer bucal são o fumo; ingestão de bebidas alcoólicas; infecções por HPV, principalmente pelo tipo 16, e exposição à radiação UVA solar (câncer de lábio). O fumo e o uso excessivo de álcool têm sido responsáveis por 90% dos cânceres da cavidade oral e quando consumidos juntos aumentam os riscos dessa doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o uso de qualquer tipo de fumo disponível no mundo, incluindo todos os tipos de cigarro, inclusive o eletrônico, aumenta significativamente os riscos de muitas doenças na cavidade oral, como o câncer bucal.

O Instituto de Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) aponta que 83% dos homens com câncer de cabeça e pescoço, aí incluído o câncer bucal, são ou foram fumantes. Dos pacientes tratados, 60% são vítimas de tumores localizados na boca e, 40%, na faringe ou laringe.

O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para fazer o diagnóstico do câncer bucal nos primeiros estágios da patologia, o que permite o tratamento adequado para salvar a vida.

Brasil é o 3o país com maior incidência da doença

O Brasil ocupa o nada honroso terceiro lugar de país com maior incidência de câncer bucal no mundo, atrás apenas da Índia e da Tchecoslováquia. E São Paulo é o Estado campeão, com mais de três mil novos por ano. Os 14 mil novos casos brasileiros de câncer bucal/ano e as quatro mil mortes/ano decorrentes dessa doença são evitáveis se diagnosticadas a tempo do tratamento. Segundo dados do Inca, se a doença for detectada logo aos primeiros sinais, o paciente tem de 80% a 90% de cura se submetido a tratamento, e com qualidade de sobrevida na maioria dos

Iniciativa da campanha é mundial

A Campanha Sorria para a Vida é uma iniciativa mundial da Federação Dentária Internacional (FDI), que silvio-cecchettomobiliza seus 100 países membros a promover campanhas locais em prol da saúde bucal da população, de acordo com as características e prioridades regionais. É o segundo ano consecutivo que a FDI promove essa campanha envolvendo todos seus países-membros. A ABCD, como representante do Brasil na entidade internacional, está capitaneando a campanha no País. “São nossos parceiros na realização da campanha a Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD), o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) e a Dental Cremer, indústria de materiais odontológicos”, explica o presidente da ABCD, Silvio Cecchetto. Dão apoio à campanha a Abeno, Abimo, Apdesp, CFO, Instituto Pedro Martinelli Pró- Odontologia, FIO, Fiesp, FNO, Colgate, Cremer, Sinaemo, além de outras adesões que serão feitas.

SERVIÇO:

Campanha de Prevenção de Saúde Bucal Sorria para a Vida Campanha de Prevenção de Saúde Bucal Sorria para a Vida

Data: 20 de março

Horário: 8h30 às 17h00

Objetivo: Detecção precoce de câncer bucal – Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD)

Como será feita? Dois odontomóveis para atendimento gratuito à população

Local: Av. Paulista, 1313 (marquise da Fiesp – metrô Trianon), São Paulo -SP

………………………………………….