Por Marisa De Lucia
-
-
Durante a abertura do Dia Estadual da Luta Contra o Câncer Bucal, realizada no último dia 31, o governo do Estado lançou uma campanha de orientação sobre os riscos e a prevenção do câncer de boca. Nos 100 mil folhetos que serão distribuídos, consta o passo a passo da realização de autoexame para detectar algumas lesões que, se tratadas logo, pode-se evitar a doença.
De acordo com pesquisas, quando detectados cedo, mais de 90% dos casos de câncer bucal têm chance de cura. Entre os fatores de risco estão o fumo, o álcool, a exposição excessiva ao sol (câncer de lábios) e a higiene bucal deficiente, sendo o fumo um dos mais graves, com índices de 90% da doença em homens e 60% nas mulheres.
-
-
Estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que o câncer de boca já ocupa o 7º lugar no Brasil em número de casos diagnosticados. E, segundo estimativas, apenas em 2010 serão 14 mil novos casos, projetados a partir do número de mortes por câncer de boca registrado em 2007, que atingiu mais de seis mil pessoas.
Realizado no auditório do Centro Administrativo do Estado, o evento foi promovido pelo Comitê de Entidades de Classe da Odontologia (CECO/RS) com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e do Comitê de Ação Solidária do Governo do Estado.
-
-