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Abrace seus clientes

No atendimento odontológico o contato físico tem o poder de aliviar o estresse, a ansiedade, curar traumas e até mesmo reduzir o medo. Você já observou como as pessoas ficam mais felizes e relaxadas após o abraço de uma pessoa querida? Quando estimulamos os receptores de pressão sob a pele, o coração desacelera.
abrace seus clientes

No atendimento odontológico o contato físico tem o poder de aliviar o estresse, a ansiedade, curar traumas e até mesmo reduzir o medo.
abrace seus clientesVocê já observou como as pessoas ficam mais felizes e relaxadas após o abraço de uma pessoa querida? Quando estimulamos os receptores de pressão sob a pele, o coração desacelera. A pressão sanguínea diminui, assim como a liberação de hormônios que causam o estresse. O toque torna as pessoas mais alegres e menos irritadas.
Os clientes da sua clínica ou consultório odontológico são abraçados ou ignorados?
Todos os integrantes da equipe odontológica precisam saber qual a importância de “abraçar” o cliente, como forma de conquistar sua confiança e fidelidade.
O mundo moderno leva as pessoas para um “não tocar”, com a idéia de que, assim, não se corre o risco de mal-entendidos. O resultado é que o tato, um dos mais importantes sentidos do corpo, passa a ser, também, um dos mais negligenciados.
Vivemos a era Google, onde as relações se tornaram superficiais e distantes. Os sentimentos são explícitos em palavras escritas e não mais no contato físico, o olho no olho.
Na fase adulta, temos em média 1,67 metros quadrado de pele, um órgão sensitivo em constante alerta para receber mensagens. Pele é o que nos dá a noção de interior e exterior nas nossas vidas. A permissão ao toque vai depender da segurança que o indivíduo tiver sobre si mesmo e das condições que o meio externo dá a ele para que se sinta seguro.
Voltando essas reflexões para o meio odontológico é importante observar as seguintes relações:
Equipe x cliente
Uma equipe carinhosa e atenciosa com o cliente faz toda a diferença durante o atendimento odontológico. O ato de tocar o cliente deve ser de maneira sutil e respeitosa, já que os tabus geralmente nos limitam aos contatos como: um aperto de mão, tapinha nas costas ou um abraço.
Na maioria das vezes um abraço ou um aperto de mão conseguem transmitir segurança, carinho e conforto. É um reconhecimento explícito da importância e sentimento de carinho e amizade que temos pelo cliente. Nada substitui um contato pessoal e caloroso. O cliente gosta de ser único e recebido com toda atenção. Porém, é importante ter a sensibilidade de identificar o perfil de cada cliente. Algumas pessoas possuem uma necessidade maior pelo contato físico que outras: aperto de mão, abraço e outras formas de toque podem fortalecer sua relação com o cliente.
Confira as dicas do Markentista:

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•    Observe a linguagem inconsciente do seu corpo, muitas vezes contradiz a palavra falada;

•    Aperto de mão sempre firme transmite segurança para o cliente;

•    O cliente atendido deve ser o centro do universo: olhar nos olhos, ouvir com vontade, acompanhar o cliente até a porta, são gestos simples e poderosos;

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•    Abrace além do ato físico, tenha atitude de acolher e se dedicar ao momento do atendimento;

•    Esteja presente nos momentos de insegurança, transmita confiança através de gestos simples;

•    Fortaleça sua relação com o paciente através do contato físico baseado no respeito;

•    O grande trunfo de uma empresa está nas relações humanas, na área de saúde essa relação deve ser calorosa e acolhedora.

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