A cárie não tira férias

A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) recomenda que as visitas ao cirurgião-dentista sejam feitas, no mínimo, de seis em seis meses, e as férias podem ser um bom período para adultos e crianças realizarem o check-up odontológico, além de tratamentos de maior duração.

Cárie
Férias: tempo de aproveitar os dias livres para se dedicar a atividades que dão prazer, mas também uma oportunidade para cuidar da saúde de um modo geral. Isso inclui uma visita ao consultório odontológico para um check-up. Essa visita que deve ser feita pelo menos uma vez por semestre  ajuda, por exemplo, no diagnóstico da cárie dentária e da doença periodontal em estágio inicial, prevenindo doenças mais graves. A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) indica que você dedique um dia da sua folga para visitar seu cirurgião-dentista. Isso vale para crianças e adultos.
Durante o check-up, o dentista realiza avaliação visual das partes moles da boca (língua, bochechas, garganta e gengivas); avaliação da mordida e da articulação mandibular; pesquisa de bolsas que podem ter se formado entre os dentes e as gengivas (problemas periodontais); e perguntas ao paciente sobre sintomas recentes, entre outras medidas. Além disso, o check-up é uma boa oportunidade de o cirurgião-dentista orientar o paciente sobre os cuidados com a saúde bucal e sobre a prevenção, arma importante aliada da saúde bucal e contra a cárie.
Com os dias mais livres, os pacientes também devem aproveitar para realizar tratamentos mais complexos, que podem demandar tempo. Isso serve também para exames complementares, cirurgias que precisam de pós-operatório e colocação de próteses provisórias ou implantes, procedimentos mais demorados.
Saúde bucal na mochila
Para quem vai viajar e curtir as férias longe de casa, é recomendável consultar o cirurgião-dentista antes. Cuidar da boca é fundamental e o ideal é fazer uma visita preventiva ao consultório para evitar problemas indesejáveis durante a viagem. Nunca esquecer também de incluir na mala escova, creme e fio dental.
O mercado oferece vários tipos de escovas dentais. O cirurgião-dentista deve indicar qual a ideal para seus dentes, mas, em geral, as mais adequadas são as de cerdas macias, para que a limpeza seja feita sem desgastar os dentes ou causar retração gengival.  Prefira as escovas e os cremes dentais que trazem o Selo de Qualidade ABO, usualmente os indicados pelos dentistas.Quanto aos cremes dentais, quase todos que estão no mercado possuem flúor, fundamental para evitar cárie, em níveis adequados para limpeza e proteção dos dentes sem prejuízo ao esmalte. Mas a escova sozinha não consegue remover a placa bacteriana entre os dentes. Por isso, também é fundamental o uso do fio dental ao menos uma vez ao dia, preferencialmente à noite. A última escovação, antes de dormir, é indispensável, e o cansaço por causa das intensas atividades das férias não pode ser desculpa para abrir mão dela.
Fonte: http://www.abo.org.br/