25 de outubro: Dia Nacional da Saúde Bucal e do Dentista

Brasileiros estão cada vez mais atentos aos cuidados com a saúde da boca

Em outubro é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal, data criada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de ter uma boa higiene bucal. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil 2010), desde 2003 houve uma queda no número de cáries dentárias nas crianças de 12 anos – idade usada como referência pela Organização OMS – e o indicador CPO (sigla para dentes cariados, perdidos e obturados) brasileiro é de 2,1, correspondendo à redução de 25% em sete anos.

“Os cuidados com a higiene bucal têm crescido e cada vez mais as pessoas se conscientizam de que uma boca saudável contribui não só para uma boa aparência, mas também para evitar uma série de doenças que afetam o organismo, como a endocardite bacteriana, infecção que afeta diretamente o coração, e também pneumonia que pode ser causada por bactérias da boca que podem chegar aos pulmões. E para evitar tais problemas recomenda-se seguir os três passos da higiene bucal: escovação, fio dental e enxaguatório”, afirma o dentista José Eduardo Pelino, gerente de assuntos profissionais e científicos da Johnson & Johnson no Brasil.

Para auxiliar na saúde bucal dos brasileiros, a Johnson & Johnson investe cada vez mais em produtos, processos e tecnologias que contribuam para auxiliar os consumidores a manterem suas bocas saudáveis. Com base nisso, a empresa lançou as escovas de dente TEK® e REACH® Essencial com cabo sustentável feito com 20% de polipropileno e polietileno reciclados pré-consumo (sobras de materiais plásticos que não chegaram ao consumidor), a escova dental REACH® Whitening, única no mercado brasileiro que apresenta partículas de carbonato de cálcio (CaCO3) em suas cerdas centrais, possibilitando a remoção das manchas superficiais existentes no esmalte dental e também o LISTERINE® Whitening Antimanchas, antisséptico bucal que previne a formação de manchas amareladas causadas pelo acúmulo de tártaro e auxilia na redução dos germes que causam a placa bacteriana, gengivite e mau hálito.

“A prevenção é o jeito menos dolorido e mais econômico de cuidar da saúde bucal. É importante também que o paciente sempre busque a orientação de um dentista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento e faça visitas periódicas a fim de evitar problemas futuros” finaliza Pelino.

Fonte: The Jeffrey Group