Saúde bucal na escola com leitura e arte faz parte de projeto

A Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD) lança em São Paul, com a Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD), na próxima quarta-feira (2/3), projeto-piloto que irá beneficiar 2.500 crianças dos dois primeiros anos do ensino fundamental Promover a saúde bucal de crianças na fase de alfabetização, entre os seis e sete anos, quando justamente começa a troca de dentes.

edita

Essa é a proposta central do Projeto Sorriso ao Redor do Mundo, aliando o aprendizado da escrita ao aprendizado dos cuidados com a saúde bucal. O projeto é da Federação Dentária Internacional (FDI) e será desenvolvido simultaneamente no Brasil, pela Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD), com a execução da Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD), e na Índia pela Indian Dental Association (IDA), pois ambos os países têm índices semelhantes de cárie, em torno de 50%, em crianças até 12 anos. A ABCD e a IDA representam a FDI em seus respectivos países.

“O conceito básico do projeto é de que uma boa higiene oral aprendida na idade precoce irá ajudar a garantir uma boa saúde bucal ao longo de toda a vida”, explica o presidente da ABCD, Silvio Cecchetto. As 100 primeiras crianças a participar do projeto em São Paulo são alunas de quatro salas de aula da Escola Municipal Prof. Derville Allegretti, no bairro de Santana (Rua Voluntários da Pátria, 777). Uma equipe de professores da escola e acadêmicos de odontologia, treinados especialmente para o projeto, serão responsáveis por orientar os alunos. “Este é outro aspecto muito inovador do projeto, e já está sendo executado pela APCD – destaca Cecchetto -, treinar os próprios professores da escola de forma que eles façam da saúde bucal um tema transversal, presente em várias aulas, sejam de história, geografia, português, artes, educação física e até matemática.”

No treinamento, além do curso, os professores recebem um caderno especial que detalha os fundamentos de saúde bucal, com ênfase às questões relacionas à idade dos alunos, e sugere diversas atividades didáticas para as crianças.

“Os professores são treinados também a agir como agentes multiplicadores desse novo conhecimento em saúde, levando-o para a família, pais, irmãos e amigos de seus alunos, promovendo uma ação global interativa”, diz o presidente da ABCD.

Agora, no início do ano letivo, os alunos receberão, durante uma semana, a visita de um grupo de profissionais para palestras interativas de no máximo 20 minutos. Entre os assuntos a serem abordados estão: escovação e higiene bucal; uso do creme dental com flúor; alimentos saudáveis que protegem das cáries; importância da visita periódica ao dentista; vícios de sucção com chupeta, dedo e outros objetos, e traumatismo dental com brincadeiras ou esportes. Os alunos ganham um caderno pequeno, ilustrado com desenhos, que ensina as sete lições básicas de cuidados com a saúde bucal.

O projeto Sorriso ao Redor do Mundo tem o patrocínio da IVOCLAR VIVADENT e apoio do CRO-SP.

Fonte: Edita Br – Assessoria de Comunicação

———————————————————————————————————————————-Sobre a ABCD

A Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD) é uma voz independente e reconhecida dos profissionais de odontologia brasileira. Representa o Brasil oficialmente na Federação Dentária Internacional (FDI), como país membro. Tem por objetivo valorizar a odontologia, unir esforços em torno da saúde bucal ideal e estimular a indústria odontológica brasileira, além do compromisso de fomentar a colaboração entre todas as profissões relacionadas com a saúde. www.abcdbrasil.org.br

Sobre a FDI

A Federação Dentária Internacional (FDI) é a entidade oficial que congrega mais de um mlhão de cirurgiões-dentistas em todo o mundo. Desenvolve políticas de saúde e promove programas de educação continuada, dando voz unificada à odontologia e apoiando os países membros em atividades globais de promoção de saúde bucal. A FDI tem ralações oficiais com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e é membro da Aliança Mundial de Profissionais de Saúde (WHPA). www.fdiworldental.org

Sobre a IVOCLAR VIVADENT

A IVLOCAR VIVADENT é um dos principais fabricantes mundiais de sistemas de materiais inovadores para aplicações dentárias. Seu portfólio é baseado na forte capacidade de pesquisa e desenvolvimento e no compromisso de treinamento e educação continuada. Os sistemas de produtos oferecidos a cirurgiões-dentistas incluem Soluções em Odontopediatria na prevenção da doença cárie. Mantém estratégia de responsabilidade social corporativa global e desenvolve com a FDI o Smile Around the World. www.ivoclarvivadent.com

Enviar link para um amigoImprimir este artigo

Sobre o autor

Marcos Rocha

Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Radiologista, Pós Graduado em Administração de Empresas, Mestre em Odontologia pela FOUSP e Coordenador do Odontosites. Autor do Blog "Marketing em Odontologia" • SiteTwitterFacebookGoogle+