Saúde bucal de Boa Vista é destaque nacional

 
A Prefeitura de Boa Vista recebe dia 8 de outubro a Menção Honrosa pelo trabalho realizado na saúde bucal em 2007. O prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de odontologia é resultado da ação efetiva de 74 dentistas em 33 consultórios odontológicos instalados nas unidades de saúde do município. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregará o prêmio ao representante de Boa Vista no Palácio do Planalto.


O reconhecimento é fruto de uma política de saúde bucal criada para oferecer o melhor serviço possível à população. Atualmente, o Município faz os atendimentos desta área nos centros de saúde dos bairros, no Centro Especializado de Odontologia (Mecejana), no Hospital da Criança Santo Antônio, em unidades móveis, no OdontoSesc e na Guarda Municipal.


O Centro Especializado de Odontologia (Ceo) atende em média 1.000 pessoas por mês em quatro consultórios. O local beneficia a população com cirurgias, endodontia, estomatologia, periodontia, odontopediatria e tem espaço para pacientes com necessidades especiais.


Weldina Cássia de Souza (30) procura uma vez a cada dois meses o Ceo para fazer tratamento de canal e a restauração dos dentes do filho. Ela conta que os serviços não existiam na rede pública na época de sua infância.


“Se tivesse um local desse quando eu era criança, não teria perdido alguns dentes. Na época, infelizmente só havia tratamento de canal na rede privada e era muito caro. Hoje cuido dos meus dentes e do meu filho no Ceo”.


ATENDIMENTO – A Prefeitura procura também ir até a população para alcançar o maior número de atendidos. 16 equipes odontológicas do Programa Saúde da Família realizam o trabalho de estratégia de promoção na saúde bucal. As escolas municipais também são beneficiadas.


Dois ônibus do OdontoSesc, com 8 consultórios, passam 45 dias em cada bairro, ampliando o número de atendidos. Dependendo da demanda, eles ficam até 90 dias. O OdontoSesc realiza em média 144 atendimentos diários.


Um ônibus percorre as áreas indígenas e rurais como o Projeto de Assentamento Nova Amazônia, Passarão, Monte Cristo e adjacências. A unidade móvel do Expresso Saúde também disponibiliza serviços odontológicos nos bairros distantes dos centros de saúde.


NÚMEROS – No primeiro semestre de 2008, foram feitos 48.271 atendimentos básicos e 2.091 especializados. Oito ações coletivas foram realizadas no segundo trimestre deste ano, entregando 1.890 kits de escova e creme dental. A iniciativa tem a proposta de educar a população, visando à prevenção das doenças bucais.


Outra área em que Boa Vista é referência são as cirurgias de lábio leporino. Pacientes de outros Estados procuram o Hospital da Criança Santo Antônio para corrigir a deformidade bucal. O procedimento tem cobertura do Sus e devolve a auto-estima para as crianças.
 


Fonte: Jornal Folha de Boa Vista

Enviar link para um amigoImprimir este artigo

Sobre o autor

Redação

Redação

Odontosites - Odontologia em um clique 12 anos de odontologia na internet • SiteTwitterFacebookGoogle+