Erosão dentária, saiba o que é e como evitar.

Erosão dentária

Sucos ácidos e refrigerantes podem causar erosões dentárias

O consumo frequente de alimentos e bebidas com grande conteúdo acido é a causa mais comum de erosões dentárias. Os dentes são revestidos por uma capa de esmalte dental que amolece temporariamente e acaba perdendo parte do seu conteúdo mineral quando em contato com altas fontes de acidez. A saliva neutraliza a acidez e ajuda a restaurar o equilíbrio natural da boca e volta a endurecer o esmalte do dente, no entanto, esse processo é lento e pode não ocorrer mais caso haja um constante ataque de acidez nos dentes.

 

 

Existem dois tipos de erosões dentárias:

  • a intrínseca, causada por ácidos gástricos ou regurgitação,
  • a extrínseca, referentes a ácidos contidos nos alimentos que tornam a boca mais ácida.

Quando o esmalte do dente começa a se desgastar ocorre o agravamento das erosões, a descolorização dos dentes, tornando-os amarelados e os dentes se tornam mais sensíveis.

Erosões dentárias podem afetar pessoas de qualquer idade, mas podem ser prevenidas consultando-se periodicamente um dentista, não escovando os dentes imediatamente após as refeições, usar escovas com cerdas macias, caso beba algo ácido, opte por usar um canudo e uso cremes dentais com alta disponibilidade de flúor.

O tratamento para erosões dentárias, se tratados no inicio, são acompanhados por uma dieta e um monitoramento que ajudam a prevenir a progressão da erosão. No entanto, se estiver num caso já mais avançado pode se tornar um tratamento caro e complicado para que se consiga restaurar a forma e função normal do dente.

Fonte: Saude.Terra

Enviar link para um amigoImprimir este artigo

Sobre o autor

Larissa Rodrigues

Estudante de jornalismo. Vinte e um anos. Escritora de notícias do site. • SiteTwitterFacebookGoogle+

Livros Recomendados