Comunicação Corporal

Além de revelar aparência, sexo e idade, o corpo serve para nos comunicarmos com outras pessoas. Comunicação que acontece através da aparência física, dos gestos, do olhar e da expressão facial.

7% do que comunicamos é representado por palavras, 38% por qualidades vocais e 55% pelo corpo.

Aparência

Nunca teremos a 2ª chance de causar uma primeira boa impressão, por isso é extremamente importante investir e cuidar da sua aparência, ela diz muito sobre você.

Atenção para cuidados básicos e muitas vezes negligenciados:

  • Unha sempre cortada;
  • Sapatos limpos e conservados;
  • Pele limpa, livre de oleosidade;
  • Cabelos limpos e arrumados;
  • Axilas e pés sempre limpos,com uma aparência saudável.

Gestos

Muito do que é passado às pessoas, no processo de comunicação, é transmitido pelos gestos. Eles servem dar força a fala.

  • Gesticule sem exageros;
  • Pés bem colocados dão firmeza;
  • Não fique imóvel, movimente-se;
  • Cuidado com braços cruzados, mãos nas costas e mão nos bolsos;
  • Ilustre sua fala com gestos expressivos (sem exageros!);
  • Cuidado com cacoetes: coçar a orelha, puxar o nariz, estalar dedos. Quando
  • existem cacoetes na comunicação, o cliente não presta atenção no que você fala.

Olhar

Um simples olhar pode dizer muitas coisas, principalmente se este olhar for para alguém muito íntimo.

Dentro do ambiente de trabalho é preciso muita atenção para determinados olhares, que muitas vezes são interpretados de maneira negativa pelo cliente, trazendo insegurança, desconforto e até mesmo irritação.

Quando falamos com alguém que não nos olha nos olhos, a vontade é de ir embora. E muitas vezes isso acontece, sem que o profissional perceba.

Sorria com o olhar;
Os olhos falam muita coisa contradizendo as palavras;
Ao evitar o contato visual com o cliente, o profissional deixa claro que tem outras coisas em mente e que o cliente não é sua prioridade;
Transmita segurança através de um olhar firme e acolhedor.

Expressão facial

A capacidade que temos de sentir alegria, entusiasmo, tristeza, medo e insegurança, é uma das principais características humanas. Muitas vezes expressamos essas emoções através da expressão facial.

Não seja sério (a) demais, procure se comunicar de forma alegre, atenciosa, sensível e carinhosa. Busque um equilíbrio nas suas emoções, nada de exageros!

Desenvolva sua expressão facial reproduzindo algumas sensações:

  • Surpresa
  • Reprovação
  • Cansaço
  • Ansiedade
  • Nojo
  • Espanto
  • Alegria
  • Paz interior
  • Zangado
  • Desprezo
  • Irritação
  • Euforia
  • Impaciência
  • Recordando de algo

Muitos sorrisos e uma ótima comunicação!

 

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Sobre o autor

Nísia Teles

Nísia Teles

Sócia-fundadora da Markentista Marketing e Design. Graduada em Marketing, especialista em Empreendedorismo e Novos Negócios pela FGV/Goldman Sachs. Colaboradora do Odontosites desde 2008. • SiteTwitterFacebookGoogle+

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2 comentários

  1. marcia
    Comentário enviado em 15/02/2012 às 13:14 [+]

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  2. Marcos Rocha
    Comentário enviado em 16/02/2012 às 16:19 [+]

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