Clareamento dental em alta segundo pesquisa da ABIMO

O Censo da Odontologia Brasileira foi apresentado pela Abimo, com o objetivo de oferecer às empresas o perfil do mercado e dos cirurgiões-dentistas brasileiros, que foram entrevistados entre maio e junho deste ano. Ao todo, foram 1.227 entrevistas com os proprietários dos consultórios odontológicos ou responsáveis por compras, sendo excluídos da amostra os centros de radiologia odontológica.

ABIMOOs dados do levantamento são parciais e abrangem  especializações praticadas nos consultórios, desempenho 2014 comparado a 2013, número semanal de consultas e atendimentos únicos, formas de pagamento mais utilizadas, gastos mensais com compras, preferências de fornecedores, marcas, entre outros e é voltada para o público da Abimo, o setor produtivo odontológico e suas empresas.

A pesquisa completa só está disponível para quem a adquirir, com preços para sócios e não sócios da entidade.

No material aberto à imprensa, estão informações que situam os consultórios. Segundo o Conselho Federal de Odontologia existem no Brasil, hoje, 41.297 consultórios com dois ou mais dentistas. As entrevistas apontaram que 53% deles estão localizados na região Sudeste do País. Nordeste e Sul do Brasil estão empatados em segundo lugar, com 16% dos consultórios.

Outro dado exibido mostra que a faixa etária média dos dentistas é de 47 anos e a maioria montou seus consultórios até o ano de 1995.

O estudo mostrou que 30% da população brasileira foi a consultórios privados no último ano. Além disto, indicou que 74% dos consultórios são generalistas, realizando todos os tipos de tratamento e que têm, em média, 67,5 consultas semanais, atendendo mais de 890 pacientes por ano. As regiões Nordeste e Centro-Oeste apresentam média de consultas por consultórios maior que a nacional.

Aumento da área de implante e orto – Foi abordada também a percepção de desempenho por especialidade, que compara o ano de 2014 em relação a 2013. Os dados obtidos mostram que, de acordo com os dentistas entrevistados, houve aumento na área de implantodontia, seguido por ortodontia.

Segundo as entrevistas, o tratamento especializado de implantes limita-se a 8% dos entrevistados, enquanto 17% realizam implantes com a parceria de um colaborador externo. Um a cada quatro dentistas encaminha os próprios pacientes para algum colega.

Clareamento em alta – Muitos consultórios realizam tratamentos de clareamento dental, sendo este dado é muito mais alto do que em qualquer outro país da América Latina e Europa, sendo considerado um setor promissor para negócios.

Formas de pagamento – Foram  citadas também as formas de pagamento aceitas pelos profissionais. O estudo apontou que 42% das clínicas aceitam o pagamento por meio de convênios odontológicos,mas o total de pacientes que optam por tratamentos com este método de pagamento é apenas de 21%. A incidência de pacientes que pagam convênio é muito mais baixa entre os titulares de clínicas mais jovens e aumenta nas clínicas que atendem mais pacientes.

Gastos mensais com compras – A pesquisa destaca ainda que os gastos mensais em compras com materiais de consumo odontológicos ficam entre R$ 800 e R$ 900 milhões  e, juntos, todos os entrevistados citaram mais de 400 fornecedores diferentes, sinal de uma enorme fragmentação de mercado.

“Dados valiosos” – Para o superintendente da Abimo, Paulo Fraccaro, os dados do estudo são valiosíssimos para todas as empresas ligadas à cadeia de produtos odontológicos: “Não estamos falando de dados quantitativos, apenas”, comentou. “A qualidade desses dados, vindos da opinião dos próprios dentistas, é uma foto nítida do comportamento de compras dos nossos clientes.”

A pesquisa foi feita pela Abimo, em parceria com o Grupo Key-Stone, consultoria italiana especializada no setor odontológico, que fornece dados a grande parte do mercado europeu.

Fonte: Jornal do site

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Sobre o autor

Marcos Rocha

Marcos Rocha

Cirurgião Dentista, Radiologista, Pós Graduado em Administração de Empresas, Mestre em Odontologia pela FOUSP e Coordenador do Odontosites. Autor do Blog "Marketing em Odontologia" • SiteTwitterFacebookGoogle+