Científico

O Odontosites tem o prazer de convidar você a conhecer o nosso novo canal de entrevistas. Para inaugurá-lo com chave de ouro trouxemos um assunto super atual e que tem auxiliado diversas especialidades, a Tomografia Cone Beam com o Prof. Dr. Mauricio Accorsi, autor do Livro Diagnóstico 3D em Ortodontia. Esperamos que você aproveite…

Dr. Carlos Coachman/Divulgação Em São Paulo, um grupo de profissionais de saúde dá início a um empreendimento inédito no Brasil, que põe em prática conceitos avançados de saúde integrativa e humanização do atendimento para oferecer assistência abrangente, de forma conjunta – todos participam do processo de cuidado, que vai além do diagnóstico e do…

Nem sempre os adultos se dão conta de que a timidez e a insegurança da criança na escola podem estar relacionadas ao mau hálito. O impacto social provocado pela halitose prejudica a qualidade de vida, além de indicar a existência de algum outro problema de saúde que precisa ser investigado pelo dentista e o otorrinolaringologista.

O Prontuário Odontológico engloba toda a documentação necessária para que o cirurgião-dentista desempenhe bem o seu papel. Inclui informações relativas à saúde bucal e geral de cada paciente, auxilia o diagnóstico, o plano de tratamento, sua execução e seu acompanhamento, bem como é de fundamental importância em eventuais demandas judiciais e em casos de identificação humana.

A proposta básica deste trabalho é avaliar através de revista de literatura a ação do fumo nos tecidos periodontais, assim como o comportamento da doença periodontal frente a fumaça do cigarro. Sabe-se que o fumo exerce um efeito negativo na integridade e saúde, tanto do periodonto de proteção, quanto no de sustentação; promovendo alterações nas reações vasculares, reduzindo a resposta cicatricial periodontal, e prejudicando as funções celulares defensivas contra patógenos orais. Sendo assim, o fumo não só diminui a resposta cicatricial, como também acelera a destruição periodontal.

Os mini-implantes se estabeleceram como um importante método de ancoragem na rotina das clínicas ortodônticas. Eles podem ser utilizados em todas as técnicas e etapas do tratamento ortodôntico, são relativamente simples de serem instalados, embora para a obtenção de sucesso, seja necessário o uso de um protocolo bem definido:

Veja s diferenças segundo o CFO

Para obter a identificação de um indivíduo através da Odontologia Forense, não resta dúvida que o mais importante é poder fazer um estudo minucioso da dentadura questionada, de modo a poder captar o maior número de informações que permitam a sua caracterização.

O grande arsenal de medicamentos hoje conhecidos como antidepressivos é primordialmente utilizado para restaurar pacientes mentalmente deprimidos até um estado mental melhorado. Não têm por finalidade sedar o paciente (para tanto são usados os ansiolíticos – calmantes), ou deixá-lo mais “alerta” (nesse caso, utilizam-se os estimulantes, hoje com indicações clínicas bastante restritas e específicas).

Os antiinflamatórios do grupo dos coxibs, dos quais permanecem em comercialização o celecoxib (Celebra(r)) e o etoricoxib (Arcoxia(r)), entraram no mercado a partir de 1999 como alternativas vantajosas para pacientes com problemas gastrintestinais – gastrites, úlceras, sangramentos gástrico ou duodenal