Aperfeiçoamento em Radiologia Odontológica

 

O Brasil é um dos países que mais absorve novas técnicas e tecnologias na área odontológica. O grande número de dentistas – são mais de 225.000 –  motiva a evolução da área, já que a grande concorrência promove o aperfeiçoamento do profissional, que quanto mais inovações apresentar, mais destaque terá diante do mercado.
Neste universo, a Radiologia é uma das especialidades que mais evoluiu nas últimas décadas, principalmente através das melhorias técnicas dos equipamentos, que tem permitido cada vez mais ampliar o espectro de diagnóstico das enfermidades do complexo maxilo-facial.
“Nos últimos anos, foram desenvolvidos dispositivos digitais, Tomografia Cone Beam além de softwares de planejamento de tratamentos odontológicos, que propiciam a utilização de técnicas de diagnóstico por imagem muito avançadas, oferecendo aos seus pacientes diagnósticos e tratamentos muito mais seguros”, explica Dr. Fernando Leite, especialista em Radiologia e docente do curso de especialização em Radiologia da AORP – Associação Odontológica de Ribeirão Preto.
A Tomografia Cone Beam, por exemplo, é o padrão ouro na Odontologia e medicina para avaliação de tecido ósseo e, com o crescimento dos tratamentos com implantes dentários, ela se tornou um método de diagnóstico muito usado na implantodontia. Através dela é possível realizar medições precisas, tornando os procedimentos com implantes mais seguros, mais previsíveis e menos traumático.
Para preparar profissionais neste cenário de constantes evoluções tecnológicas, a AORP – Associação Odontológica de Ribeirão Preto, oferece o curso de especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia para cirurgiões-dentistas, tendo como objetivo principal mostrar aos alunos as técnicas radiográficas de maior importância e suas aplicações clínicas no atendimento à pacientes, assim como, auxiliá-los no aprendizado da interpretação das imagens e na elaboração de estrutura de uma clínica de Radiologia, cuja finalidade é o de suprir as necessidades de exames radiográficos e de documentações odontológicas.
De acordo com o professor Leite, o curso é inovador e tem como atrativo colocar o aluno no dia a dia de uma clínica de Radiologia, já que o mesmo possui parceria com a clínica DVI, com matriz em Ribeirão Preto. “O aluno é capaz de montar sua própria clínica, de trabalhar como radiologista para outras clínicas ou, ainda, ajudar o dentista na especialidade que ele já atua”, completa ele.
As inscrições para a próxima turma do curso de Radiologia estão abertas e devem ser feitas na AORP. São 12 vagas, cuja seleção de candidatos será feita por análise curricular e entrevista. As aulas têm início agora no mês de julho. Mais informações: www.aorp.org.br
Enviar link para um amigoImprimir este artigo

Sobre o autor

Redação

Redação

Odontosites - Odontologia em um clique 12 anos de odontologia na internet • SiteTwitterFacebookGoogle+

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...