Odontologia no Brasil

 Receba nossas
 novidades
em
seu e-mail

Home
Conselhos de Odontologia
Faculdades de Odontologia
Eventos/Congressos
Artigos
Científico
Marketing
Gestão
Opinião
Internet
Blog de Marketing
Odontologia em Links
Guia de Dentistas
Guia de Empresas
Livraria  odontológica
Concursos de odontologia
Empresas em Foco
Procure na Internet
Odontologia em Noticias
Orientando
Responsabilidade social
Dicas de Saúde
Anuncie Aqui
Fale Conosco
FAQ
Quem somos
Política de Privacidade

Clique aqui e faça do Odontosites sua página Inicial


Apoio:

Orientando

Odontologia na linguagem do paciente

Hábitos Bucais 

0 que é preciso saber sobre hábitos bucais?
0 hábito é a repetição de um ato (por exemplo, sucção de chupeta), com uma determinada finalidade (por exemplo, carência afetiva). Alguns hábitos, com o decorrer do tempo, podem-se tomar indesejáveis; dentre eles, podemos citar o uso da mamadeira e da chupeta e a sucção do dedo.
 
Por que é preciso se preocupar com eles?
A sucção de dedo, chupeta ou mamadeira é um fator que pode interferir no desenvolvimento da criança, podendo levar a alterações bucais, tais como: mordida aberta, mordida cruzada, inclinação dos dentes, diastemas, alterações no padrão de deglutição etc.
 
Essas alterações sempre ocorrem?
Não. 0 hábito precisa de certa intensidade e freqüência ao longo do tempo para promover alterações.
 
0 que se pode fazer para prevenir essas alterações?
A criança com até 2 anos de idade encontra-se na fase oral, em que a satisfação é centrada na cavidade bucal.
Portanto, a sucção é muito importante. Em algumas crianças essa necessidade é maior. 0 importante é não deixar o hábito se tornar um vício.
Esses hábitos devem ser removidos o quanto antes, e de forma gradativa, para que não se altere o equilíbrio psicológico e físico da criança.
 
Caso existam alterações, o que pode ser feito?
0 odontopediatra orientará o que for melhor para cada caso, podendo encaminhar para outros profissionais, como o fonoaudiólogo e o psicólogo.
 
Sempre é necessário o uso de aparelhos?
Não. Quando o hábito é removido aos 3 ou 4 anos de idade, alterações como a mordida aberta podem-se autocorrigir.
 
É necessário o uso da chupeta?
Algumas crianças não fazem a sucção devida na amamentação, sentindo necessidade de complementação com a sucção da chupeta ou do dedo.
 
Como remover o hábito?
Sempre que possível, devemos conversar com a criança, explicando o porquê da remoção, fazendo reforços positivos, motivando com muito amor e compreensão.
Deve-se usar muita criatividade, procurando distrair a criança.
 
Como remover a mamadeira?
Podemos ir diluindo, com água, o leite da mamadeira, deixando-a menos saborosa, até que fique só água. Motivar a criança a usar copo com bico especial, com desenhos etc. A criança pode estar utilizando o bico da mamadeira só para succionar, sem ter a necessidade de ingerir o leite.
 
Como remover a chupeta?
Desde o nascimento, a criança não deve ser acostumada a ficar o tempo todo com a chupeta na boca - ela deve ser dada apenas em momentos de tensão; dessa forma, ela não ficará viciada no seu uso. Nunca oferecer mais de uma chupeta por vez e não a deixar pendurada na roupa da criança, evitando que fique sempre à sua disposição. Quando o bebê adormecer, remover a chupeta da boca. Com esses cuidados, na ralmente a criança deixará de necessitar da chupeta.
Caso já existam alterações bucais, deve-se procurar o profissional, e o hábito deve ser removido o quanto antes, sempre se rejeitando a individualidade da criança, procurando mostrar-lhe o problema causado e incentivando-a a largar a chupeta.
 
Como remover o hábito de sucção do dedo?
Devemos evitar a instalação do hábito de sucção de dedo, pois a sua remoção é mais difícil, já que o dedo está sempre à disposição. Muitas vezes, é necessário o auxilio do psicólogo, pois o componente emocional é maior.
 
É preciso procurar ajuda profissional?
0 profissinal tem um papel importante na orientação e remoção desses hábitos. Ele ajuda os pais, orientando sobre qual a melhor conduta e maneira de conversar com a criança, evitando a chantagem, a punição e a repressão. 0 profissional motivará a criança com modelos, fotos, pastas de motivação, histórias etc.
 
Orientações sugeridas por Maria Salete Nahás Pires Corrêa, Professora Doutora de Odontopediatria da FOUSP e Marcia T. Wanderley, Mestranda em Odontopediatria pela FOUSP.
REVISTA DA APCD V. 52,  Nº 4, JUL./AGO. 1998

Dicas de Literatura:

Uma abordagem comprovada para eliminar o hábito de chupar o dedo na idade de 5 a 10 anos - tradução de Irene Queiroz Marchesan e Jaime Zorzi, fonoaudiólogos.
Clique aqui e saiba mais
 

 

Livrinho
Amigos super poderosos
Meus dentinhos
Cuidado com o bicho
Curiosidades
Maus hábitos
Meu amigo dentista
Orientação aos pais I
Orientação aos pais II

CD 4 em 1 com Cantigas, Playbacks, Jogos, Desenho Animado e Videokê
ED.Ciranda Cultural

Clique aqui e saiba mais
 

 

 

Publicidade

 
 
 

Aviso legal:
Todo material exposto no Odontosites  é protegido por Copyright, porém pode ser divulgado em outros sites sem conotação comercial. Somente solicitamos que seja citada a "Fonte:Odontosites- Odontologia em um clique", seja acrescentado um link ativo para  http://www.odontosites.com.br


Os textos, tabelas, figuras  e referências contidos no Odontosites têm caráter informativo e educacional e não devem substituir em hipótese alguma a consulta médica e/ou odontológica. O Odontosites não se responsabiliza pelo conteúdo expresso nas páginas de seus parceiros, colaboradores e anunciantes.
As opiniões expressas pelos colunistas são de inteira responsabilidade dos mesmos não traduzindo a opinião do Odontosites.
 
Dúvidas, sugestões , criticas e solicitações entre em contato conosco clique aqui e fale conosco

Odontosites recomenda:
"Consulte  seu  Dentista regularmente"

 



Melhor visualizado em 800X600 com Internet Explore 4.0 ou superior

Copyright© 2000 - 2009  Grupo Odontosites

 Todos os direitos reservados. All rights reserved.

Home  | Fale conosco | Anuncie