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SUGESTÕES PARA MELHORAR A IMAGEM DO PROFISSIONAL

 Antônio Inácio RIBEIRO (*)

       INTRODUÇÃO

 

Além de todos os aspectos até agora vistos e mencionados, o Cirurgião Dentista precisa de uma imagem, de um conceito que o posicione perante os clientes. Esta imagem será o determinante e o diferencial, tanto na conquista como na manutenção da clientela.

Todos sabem o quanto é difícil construir uma clientela. Até a década de 70 se comentava que em dois anos um recém-formado começava a ter retorno. Na década de oitenta começou-se a comentar serem necessários cinco anos de trabalho para se formar uma boa clientela. Hoje, com as dificuldades maiores, este tempo deve estar oscilando por volta de dez anos. Igualmente é difícil mantê-la. Perdê-la parece bem mais fácil e rápido. A fidelidade dos clientes mantém um consultório e este é o segredo de uma clínica odontológica de sucesso.

Em vista disto, coloca-se uma questão básica: que é preciso para ter uma boa imagem profissional e conquistar uma clientela boa, grande e fiel?  Quais são os dados fundamentais? Não existe uma cartilha de procedimentos mágicos. Existem, isto sim, vários detalhes que colaboram e auxiliam. Algum em separado talvez não tenha importância. Todos, no conjunto, com certeza influenciam. E muito.

 

     IMAGEM FÍSICA

 

Embora possa parecer estranho, mas ao tentarmos enumerar alguns itens que julgamos mais importantes, vamos começar justamente pela boca, por a considerarmos o primeiro ponto de referência visual. Bons dentes e hálito sadio. Parece óbvio, mas é imprescindível e imperdoável para a boa imagem profissional.

Uma aparência apropriada e condizente, incluindo indumentária, cabelo, barba e unhas, todos estes, itens adequados a um profissional da área da saúde. Ao incluirmos indumentária, nos referimos não somente à cor e ao tipo da roupa profissional, mas também à limpeza que, pelo fato de ser branca, passa a ser ponto vulnerável. E, além disto, que esteja bem passada. E que o sapato seja branco, mas branco mesmo. A exemplo dos itens anteriores, parece óbvio, mas são itens obrigatórios para uma boa imagem.

Sorriso fácil, simpatia natural. Espontaneidade. Na maioria das vezes são atingidos naturalmente. Em alguns casos temos que treinar e o espelho é fiel na avaliação. Os políticos e vendedores parecem estar sempre com a cara pronta para a fotografia. Temos que andar perto. Para tanto é importante também que o Cirurgião Dentista não se envolva com situações que obriguem a faltar com a verdade. Atentar bem pois a estas situações, que além de colocar o profissional algumas vezes em situações embaraçosas, quase sempre arranham sua imagem. Além do tudo que ele precisa ter, não ter nada que o desabone, ou que possa servir  de referência negativa.

É necessário cuidado e atenção, porque o tempo passa e algumas atitudes, objetivos ou expressões caem em desuso e, em alguns casos, passam a significar exatamente o oposto do pretendido. Se antes eram sinal moderno e atual agora são “out“, ultrapassado e cafona (esta uma palavra que é situação e exemplo). Descuidos desta natureza comprometem a imagem em função do público típico de sua clientela. É importante avaliar o tipo psicológico do cliente e da clientela como um todo, para adotar uma atitude, postura e maneiras que estejam de acordo e apropriadas.

 

    IMAGEM CONCEITUAL

 

Considere, após avaliar e fazer retoques em sua imagem, que seus funcionários, todos que tiverem participação em sua clínica e seu trabalho são uma extensão de sua imagem e se não tanto, atuarão negativamente toda vez que suas ações e atitudes forem falhas ou deixarem a desejar. Este conceito faz com que o cabeça da clínica fique atento, ou tenha alguém que o faça, de forma que a satisfação dos clientes seja não somente com seu titular, mas também com a participação dos colaboradores. Este todo faz a imagem da clínica.

Outro fator que pode modificar a imagem profissional, favorável ou desfavoravelmente, são variações comportamentais e seu conceito na vida particular, principalmente àqueles que tenham sua clientela formada significativamente por parentes, amigos, vizinhos de bairro ou provenientes de clube ou entidade. Principalmente as atitudes negativas, que envolvem temperamento e relacionamento, têm peso no conceito e imagem da clínica e profissional.

Na indústria e no comércio, infelizmente nos tempos atuais, é comum para aumentar o lucro, diminuir a qualidade. Para uma boa imagem profissional, ele deve deixar claro que age de forma totalmente inversa, ou seja, está sempre aperfeiçoando e melhorando seu serviço e que pela ampliação da produtividade não necessariamente precise aumentar seus preços em função disto. O cliente deve saber que a evolução do profissional será sempre em seu benefício e com certeza é uma das melhores formas de melhorar sua imagem profissional.

 

    IMAGEM AVALIATIVA

 

É importante, de quando em quando, fazermos uma auto avaliação e se possível termos também uma avaliação de como anda nossa imagem perante clientes e colegas. Com relação a clientes, pode-se escolher um ou dois que sejam mais amigos e em quem se confia, para saber como é, no conceito dos clientes, a nossa imagem. É bom incluir entre as perguntas, como é, na opinião destes, o atendimento que é dado pela equipe e também qual a opinião dos funcionários a respeito do profissional. Com perguntas pode-se também saber como é aceita a personalidade, o atendimento e o conceito profissional. Se for amigo de confiança, eventualmente pode fazer perguntas sutis a outros clientes, quando na sala de espera, para que esta avaliação seja o mais ampla possível.

Algumas destas perguntas de avaliação junto a clientes podem ser feitas por uma secretária de confiança que também deve ser orientada e treinada para lhe trazer informações de clientes acerca de procedimento. O somatório das informações destas duas fontes dão o seu “Ibope”. Oriente-se por ele para algumas eventuais correções de conduta e atitude. Tanto mais constante e quanto mais adequadas forem suas correções melhor será sua imagem.

 

    MUTAÇÃO DE IMAGEM

 

Independente de avaliações ou em função delas, recicle e renove de tempos em tempos algumas coisas que compõem o seu mundo no dia a dia. Mude de quando em quando algo a sua volta, para motivá-lo para e pelo novo, para chamar a atenção dos clientes.

Para obter melhores resultados, faça uma coisa de cada vez afim de que clientes e funcionários percebam aos poucos e que seus efeitos inovadores sejam contínuos. Por exemplo: este ano mude seu escritório, ponha tudo novo, inclusive a disposição, se possível; no próximo ano, reforme a ante sala com o mesmo princípio; troque tudo; para que no ano seguinte o objetivo pode ser seu consultório e assim por diante. Procure fazer estas mudanças sempre nos meses de janeiro e fevereiro, por dois motivos: é a época que menos inconvenientes trazem em função das férias e para codificar como lembrete. Todo dezembro é época de programar a reforma do início do ano seguinte.

Por se relacionar com pessoas, além da qualificação profissional técnica, o Cirurgião Dentista precisa boa comunicação, razoável para bom volume de informações. Mínimas e fundamentais noções de psicologia. Para tanto, tem que obrigatoriamente ser um bom leitor. Um jornal diário, uma revista por semana e um livro por mês. É uma regra simples e básica. O importante é exercitar idéias e construção de frases.

Precisa, enfim, compor a postura de vencedor, de alguém que, ao vermos, transpareça ser bem sucedido. Para isto não é preciso ser melhor que o colega vizinho. Para ser bom é suficiente ser melhor do que se era antes. É importante que o cliente perceba facilmente que seu Cirurgião Dentista está evoluindo.

Lembre que o cliente espera mais do que um simples dentista. O que ele busca é o melhor. Para os clientes o seu Cirurgião Dentista tem que ser ídolo. Quer dele: pontualidade, rapidez, eficiência, atenção, segurança, capacidade, confiança, esperteza (no bom sentido), economia, projeção etc. Para tê-lo, é importante não frustá-lo em suas expectativas. É fundamental a imagem profissional. Importantíssimo mantê-la. Este é o caminho do sucesso.

 

(*) Doutorando em Marketing pela ULR – Espanha, MBA em Marketing pelo ISAE da Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Marketing pela PUC – PR, Pós-graduado em Marketing pela ADVB – SP, Administrador pela Universidade Mackenzie – SP, autor de 25 livros, tendo já publicados mais de 700 artigos e colunas, sendo 200 no Brasil e 500 no exterior, ministrador de mais de 200 cursos, aulas e palestras. ribeiro@odontex.com.br

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