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10/12/07

Princípios de comodidade ao cliente em odontologia

 

Antônio Inácio RIBEIRO (*)

 

     INTRODUÇÃO

Todos nós gostamos de receber uma atenção especial, que nos valorizem. É importante tocar neste sentimento dos clientes. Este texto surgiu por um proce­dimento de um amigo de Cuiabá, que tem carro e motorista especial para buscar e levar seus clientes. Efetivamente é uma idéia exemplo de atenção para com seus clientes. Não há necessidade de ser exatamente isto, de se chegar a estes extremos. Mas algo deve ser feito. Alguns exemplos e iniciativas abordaremos a seguir.

 

    ADEQUAÇÃO

A sala de espera deve ser ao nível dos clientes quer no seu tamanho como na comodidade. Não é porque o cliente ali terá que esperar, que deva ser pequena dando a idéia de que a espera será pouca. Sua falta de conforto não será indicador que a cadeira da sala clínica que o espera será mais confortável. Tem que ter beleza ao nível dos clientes que a freqüentam e se possível dar uma idéia de privacidade, simulando ou tendo dois ambientes.

 

    CONFORTO

Deve ser uma característica de todos os ambientes por onde o cliente poderá passar. Este conceito envolve não só sua acomodação na sala de espera, que preferimos chamar de ante sala, exatamente para não dar uma idéia de ter que se esperar, como banheiros bons, bonitos, bem asseados, com toalhas idem e papéis adequados, inclusive reserva para troca automática no momento neces­sário. Corredores bem iluminados e sem estorvos como armários, caixas etc. No escritório a cadeira que lhe é destinada não pode ser infinitas vezes inferior à do profissional. Deve haver um pendurador para bolsas, chapéus e casacos no escritório e na recepção para capas e guarda-chuvas.

 

     TEMPERATURA

De acordo com a localização da cidade, deve haver boa ventilação ou ar condicionado na sala de espera e na clínica. Se não houver ou não for época de uso do ar condicio­nado, deve haver adequada circulação de ar de forma que a ventilação impeça umidade e seus odores. Nas cidades mais quentes e nos períodos adequados, o ar condicionado não deve ser lembrado como economia. É conforto. Em regiões mais frias, tem que estar presente algum sistema de aquecimento. A alternância do café (quente) com chá e água gelados deve ser considerada.

 

     TOALETE

Deve ser sempre oferecida antes de atendimentos maiores, que a recepcionista ou secretária deve identificar pelo livro horário, evitando o constrangimento de ser solicitado pelo cliente durante a consulta. Aos clientes novos deve ser indicada a sua localização. Sendo possível, deve existir um banheiro privativo dos pacientes, que não deverá ser usado pelo pessoal da clínica. Para este, estaria indicada a existência de diferencial do tipo: toalheiro de papel, ao invés da toalha convencional, dispensador com envelope porta absorvente e toalheiro de papel descartável para cobrir o assento sanitário. São idéias simples de baixo custo, que diferenciam e distinguem uma clínica na área da saúde.

 

    CONSULTA

Ligar um dia antes ou no turno anterior lembrando a consulta constitui-se em uma atenção para com o cliente, além de bom procedimento para minimizar ausências motivadas por esque­cimento. Compete à atendente fazê-lo, bem como procurar evitar a marcação de encontros inopor­tunos de ex-cônjujes, ex-parentes e de clientes com problemas, com clientes novos.

 

    ESPERA

Todo profissional deve se preocupar sempre em seguir os horários preestabelecidos para os clientes. Lembrar que estes também programam seus compro­missos e atrasos grandes ou constantes, além de prejudicá-los, dão idéia de desorganização. Quando acontecerem, os clientes devem ser avisados e a eles deve ser oferecida a marcação de hora em outro dia como forma de se sentirem à vontade caso neces­sitem.

 

    OFERECIMENTOS

Os clientes se sentirão bem quando, antes de solicitarem, lhes seja oferecido o que costumam tomar ou pedir. Por exemplo: café, chá ou água gelada. Telefone para os que costumam avisar término da consulta para que lhe busquem ou serviço de rádio-taxi na saída. Guarda-chuva para buscá-lo ou levá-lo até seu carro. Atenções quando solicitadas são obrigações, quando oferecidas somam como gentileza ou cortesia.

 

    LEMBRANDO

Orientar a recepcionista para que comente sobre revista nova recém chegada ou a presença de jornal do dia guardado em outro lugar por questão de dimensões. Opção diferenciada é uma pequena biblioteca com os livros do momento não muito extensos, onde cada cliente interessado terá marcador de papel identificado com seu nome para ir lendo o livro du­rante o período do tratamento. Esta alternativa é especialmente impor­tante para os profissionais que atendem muitos clientes, de meia em meia hora onde são comuns os atrasos.

 

     SONS E RUÍDOS

A música deve ter volume certo, não muito alto para que possa relaxar e não irritar o paciente, como também não pode ser tão baixa de forma que o cliente não a perceba. Quando a ante sala é separada por divisória, é impor­tante existir isolamento acústico para não permitir ao cliente a identificação dos ruídos negativos do alta rotação e os diálogos profissional paciente.

Aos consultórios com sistema de CD e boa quantidade de CD’s para escolha do paciente, a atendente perguntará na primeira consulta, junto com a elaboração da ficha, 3 a 5 preferências musicais do pa­ciente (nome do cantor ou banda), para nas consultas seguintes, procurar sempre que possível, brindá-lo com suas preferências musicais. Esta informação, fazendo parte da ficha do paciente deve ser consultada antes da chegada do mesmo e para maior efeito de marketing, esta prática não deve ser comentada com o paciente, como de rotina.

 

     virtual vision

Novidade que pode ser incor­po­rada ao arsenal de procedimentos para relaxar o paciente e fazê-lo sentir-se bem é o Virtual Vision, que é um tipo óculos de obliteração da visão, com som e imagem, que colocados no paciente enquanto tratados, dão-lhe oportunidade de distanciar-se e ter entretenimento. Além de impedirem sua visão normal para os procedimentos da sala clínica, distraem e descon­traem. Seu maior marketing está no diferencial, por ser algo ainda pouquíssimo usado em Odontologia e pelo sentir-se bem que proporciona.

 

    MEDICAMENTOS

Deve-se ter os de uso cotidiano para fornecer como cortesia aos principais clientes, ao menos os de menor valor a fim de que o paciente não imagine que lhe são cobrados altos montantes como honorários e lhe façam ainda ter pequenas despesas. Aos que fazem cirurgias, aplicar injeção analgésica após cirurgias de médio ou grande porte e ter analgésicos mais potentes para quando necessário. Ter sempre em mente que dois fatores levam o paciente ao consultório: dor e estética e que na medida do possível o paciente não deve sair com algo que não tinha ao chegar (dor).

 

(*) Doutorando em Marketing pela ULR – Espanha, MBA em Marketing pelo ISAE da Fundação Getúlio Vargas, Especialista em Marketing pela PUC – PR, Pós-graduado em Marketing pela ADVB – SP, Administrador pela Universidade Mackenzie – SP, autor de 25 livros, tendo já publicados mais de 700 artigos e colunas, sendo 200 no Brasil e 500 no exterior, ministrador de mais de 200 cursos, aulas e palestras. ribeiro@odontex.com.br

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