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O melhor do mundo
Ele era o melhor do mundo mas não conseguia
obter os resultados desejados

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Dr. Roberto Caproni*

Quando eu estava na Faculdade de Odontologia tinha um professor temido por todos alunos e até mesmo pelos seus colegas de magistério. Nas aulas ele dizia sempre a todos os pulmões e em tom ameaçador:

  • Eu sou o melhor do mundo naquilo que faço. Sou tão bom, mas tão bom, que nenhum cliente consegue me entender. Como os clientes não me entendem eu vim aqui para esta faculdade dar aulas para vocês. Eu sou realmente o melhor do mundo neste assunto... Continuava ele.

Nós alunos também não conseguíamos entender muito bem aquilo que o convicto professor tentava nos repassar. A maioria absoluta dos alunos tinha pavor daquela disciplina e daquele professor. Em toda a minha vida de estudante eu sempre passei em todas as disciplinas sem problemas, exceto na daquele professor. Com ele eu tive a única experiência de ficar em recuperação. E deste professor eu continuava ouvindo:

  • Penso que nem vocês alunos me entendem. Eu falo e falo e ninguém me entende. Ninguém me entende e eu falo! A única pessoa em todo o planeta que me entende é a minha mulher...

Interessante, professor!

Primeiro o professor restringiu o âmbito de suas ações do mercado para a faculdade e depois da faculdade para a sua vida pessoal.

Esta foi a primeira vez que percebi que entre um professor e um mestre existe uma grande diferença. Enquanto o professor se restringe a âmbitos limitados e a simplesmente tentar repassar conteúdos para apavorados alunos, o mestre age de outra forma, diametralmente oposta. Para o mestre, o que realmente importa é fazer o aluno sonhar e aprender por si só, motivado por uma grande paixão. O mestre tem sucesso no competitivo mercado de trabalho, na vida acadêmica e também na vida pessoal. Um mestre não se limita a reproduzir informações mas também uma filosofia de vida estruturada em crenças e valores consistentes. Enquanto o professor se limita entre muros o mestre tem uma visão ampla do mundo.

E aquele professor que se escondia atrás da sua prepotência?

Este deu continuidade em suas atitudes amparadas em crenças e valores pouco consistentes. Parece-me que a sua mulher também não o entendia: Infelizmente, logo após, ela morreu de um ataque fulminante no coração deixando só, com os seus discursos vazios, aquele professor que se escondia dentro dos limites da faculdade, com medo da realidade lá fora.

Por que eu estou aqui relembrando fatos desagradáveis? Para que possamos aprender com os erros. Quem ignora o passado está condenado a repetir os erros eternamente.

Onde este infeliz professor estava errando?

Quando ele confundia uma parte com o todo. Para ele somente existia a Qualidade da Técnica. Ele ignorava a Qualidade dos Serviços e a Qualidade das Informações.

Quando ignoramos que o resultado desejado somente vem através da interação entre as três qualidades, vivemos o drama da queda da qualidade de vida, dos resultados financeiros medíocres e do baixo prestígio social.

Se não nos abrimos para o novo estaremos condenados ao eterno retorno, cometendo os mesmos erros do passado. O mundo de hoje não é mais aquele onde minha avó foi pré-adolescente, e nem será como o de amanhã. Precisamos urgentemente rever aquilo que aprendemos nas faculdades, que formam excelentes técnicos mas poucos profissionais completos e preparados para o competitivo mercado atual.

A administração de marketing é uma ciência que permite a você responder de forma adequada às mudanças externas a partir dos recursos disponíveis, obtendo os resultados desejados na melhor relação custo/benefício possível.

Além de ser bom tecnicamente procure ser bom em marketing que os resultados que você busca aparecerão.


* Dr. Roberto Caproni - É graduado em Odontologia pela UFMG e em Administração de Empresas. Pós-graduado em Marketing e em Ciências do Comportamento.Possui cursos de marketing com as maiores autoridades mundiais  do assunto. É consultor  de marketing e ministra palestras e cursos sobre Marketing Aplicado à Saúde no Brasil e no Exterior. É autor do livro best seller Marketing Interpessoal – O Contato direto com o cliente.Mais informações sobre o tema poderão ser obtidas no site www.caproni.com.br ou pelo telefax (031)3773-7301.  

A reprodução dos textos de autoria de Roberto Caproni em jornais, revistas, boletins informativos, sites, fax, e-mail ou qualquer outro veículo de divulgação é PERMITIDA desde que citado o autor e o endereço eletrônico www.caproni.com.br

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