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Marketing para dentistas

A importância do marketing odontológico


As estratégias de marketing são fundamentais para o sucesso profissional do dentista, é o que garante os profissionais que se especializaram nesta área de estudo. Embora muitas vezes o marketing odontológico não ganhe a merecida atenção, sendo visto de forma até mesmo distorcida por alguns cirurgiões-dentistas, ele pode ser uma grande arma para vencer a acirrada concorrência.
Segundo o Dr. Marco de Castro, autor do livro "Manual Prático de Marketing para Cirurgiões-Dentistas", o marketing auxilia os profissionais a criarem e oferecerem serviços que atendam melhor às necessidades e desejos dos seus clientes. Além disso, de acordo com ele, as técnicas de marketing podem ser utilizadas tanto por profissionais já estabelecidos, para obter um maior número de pacientes satisfeitos, como por recém-formados, que poderão planejar uma prática bem sucedida, conquistando mais rapidamente boas posições no mercado. "O marketing no consultório particular deve ser praticado tanto por especialistas quanto por clínicos gerais, em cidades grandes ou pequenas. Basta adaptar as técnicas e ferramentas a cada realidade específica", esclarece Dr. Marco de Castro.
As estratégias e táticas do marketing são muitas, mas antes de escolhê-las e colocá-las em prática é recomendável que o cirurgião-dentista faça uma análise da atual situação de seu consultório. Observar o número e o perfil dos pacientes, o fluxo mensal de atendimentos, o modo como os novos pacientes chegam ao consultório e verificar o valor mensal arrecadado com os orçamentos aceitos são medidas muito eficazes para compor um panorama sobre a atividade profissional do dentista e perceber os pontos que precisam ser trabalhados. Somente depois de uma análise detalhada é que se devem traçar com precisão os objetivos pretendidos.
Para se posicionar no mercado, destacando-se na concorrência é preciso diferenciar a oferta, demonstrando espírito empreendedor e um planejamento adequado, afirmam os especialistas.
Fatores emocionais
Ao contrário do que se imagina, não é só a competência técnica do cirurgião-dentista o que importa para os pacientes. Há também fatores psico-sociais que influenciam os clientes no momento da escolha do profissional que cuidará de sua saúde ou estética bucal.
De acordo com o Dr.Arnaldo Klang Frenkiel, professor do curso de extensão em marketing e administração para dentistas da Universidade Federal Fluminense, um dos conceitos mais importantes de marketing é o de valor. "Para que um cirurgião-dentista obtenha bons resultados em seu consultório, ele precisa proporcionar valor e satisfação para o paciente. Valor seria a razão entre os benefícios e os custos, mas o benefício para o cliente não é só o benefício funcional, como a maioria dos colegas está acostumada a proporcionar, mas sim este benefício somado ao benefício emocional", explica o professor e também consultor de marketing.
Daí a importância de garantir um bom relacionamento com os pacientes, não só oferecendo-lhes a qualidade técnica dos serviços prestados, mas principalmente transmitindo-lhes confiança e segurança. Afinal um paciente feliz e satisfeito com o tratamento recebido é um meio garantido de obter novas indicações.


Simples e eficaz

Para fortalecer o vínculo com os pacientes uma maneira eficaz e ao mesmo tempo simples, é a mala-direta, que pode ser feita pelo próprio dentista ou por empresas especializadas. Os pacientes recebem correspondências personalizadas, que podem ser para parabenizá-los por aniversários ou datas especiais e também para lembrá-los da época de retorno ao consultório.
Existem empresas que prestam este tipo de serviço e mudam mensalmente os textos e ilustrações das cartas para que os parentes da mesma casa possam receber correspondências distintas.
Alguns dentistas temem o investimento adicional no serviço de mala-direta, por causa de dificuldades financeiras. No entanto, quem já recorreu a esta estratégia garante que o retorno é certo e que em pouco é possível estreitar os laços com antigos pacientes e conseguir a indicação de novos.
Uma outra forma também muito válida para o cirurgião-dentista divulgar o seu trabalho é a publicação de artigos e colunas em jornais e revistas, prestando esclarecimentos sobre assuntos ligados à odontologia e à saúde bucal. Outro meio também indicado para tornar-se conhecido e ganhar confiabilidade é a realização de palestras em escolas e associações sobre aspectos relacionados com sua área de atuação.


Formação profissional não prepara para o mercado de trabalho

Para os profissionais que se dedicam ao estudo e divulgação das ferramentas do marketing, ainda há grande conservadorismo por parte dos dentistas em relação a essa prática. Muitos até participam de palestras e cursos, mas não colocam em prática os conceitos aprendidos.
Por não conseguirem enxergar o retorno que vão obter, muitas vezes os cirurgiões-dentistas não investem de forma adequada nas estratégias de marketing e continuam sufocados pela concorrência.
Os especialistas acreditam que o problema está na formação profissional, que não é voltada para o mercado de trabalho. "Infelizmente, em nossas faculdades de odontologia aprende-se muito a parte técnica e pouco ou quase nada de administração e marketing que seria de grande importância em nosso dia-a dia", diz o Dr.Arnaldo Klang Frenkiel.

Por Gisleine Durigan

fonte:Portal Odontológico

 


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