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Marketing em Odontologia

QUALIDADE EM SERVIÇOS APLICADA À ODONTOLOGIA

Ricardo Massayuki Assada*

Num momento em que a satisfação do cliente é supervalorizada, temas como o relacionamento interpessoal, comunicação, marketing, qualidade dos serviços e o atendimento personalizado são obrigatórios, a relação doutor/paciente foi substituída pela profissional/cliente. Assim, devemos ter um interesse genuíno em servir da melhor maneira o nosso cliente, conhecendo-o, e principalmente sabendo ouvi-lo, procurando atender e superar as suas expectativas. Desvendando a exigência de eficiência e qualidade, não sob nosso ponto de vista, mas dos clientes, direcionando nossas estratégias e ações prioritárias no intuito de atraí-lo e fidelizá-lo.
Pense a respeito: Você sabe porque os clientes voltam sempre ao consultório, e são fiéis. Você sabe porque muitos clientes não voltaram mais.
O serviço odontológico é no geral, invisível ao cliente, e o que conta na mente dele é a parte visível, vivenciada e avaliada em cada detalhe. Ele dificilmente percebe a qualidade técnica ou a tecnologia empregada no serviço, mas sim a qualidade funcional (relacionada ao processo), que não é ensinada nas escolas, dependendo apenas da percepção dos profissionais. De nada adianta um profissional brilhante tecnicamente se ele não entende as percepções dos clientes, pois a qualidade é qualquer coisa que os clientes afirmam ser, qualquer coisa que o cliente perceba como tal. E todos os contatos ou interações entre o consultório e o cliente determinam a dimensão funcional da qualidade.
Em pesquisa realizada em 100 clientes, sobre os aspectos mais valorizados nos serviços odontológicos, obtivemos os seguintes resultados: 38 % capacidade técnica do profissional, 26 % atendimento gentil e paciente de todos os envolvidos, 15 % boa qualidade dos materiais e equipamentos, 9 % limpeza e higiene do consultório, 7 % foco em prevenção e 5% Preço e custo acessíveis. O item Biosegurança tem subido na importância dada pelos clientes.
Por que perdemos clientes? 1% falecem, 3% mudam de local ou cidade, 5% fazem novos amigos na área, 9% preços mais baixos do concorrente, 14% pela qualidade técnica (produto), 68% pela indiferença no processo de atendimento; dentista, auxiliar, atendente, e outros funcionários (telefonista, faxineira, segurança).
O mercado deve ser enfrentado com um trabalho diferenciado e competitivo, a visão estereotipada e restrita deve dar lugar a uma visão mais abrangente, direcionando sua carreira e seus conhecimentos de uma maneira mais ágil e flexível.
É preciso absorver a nova postura na relação profissional/cliente, pensar no todo, expandir nosso horizonte. Cabe ao profissional adaptar-se às mudanças, de forma a melhor suprir as necessidades e expectativas deste novo mercado, pois os profissionais antenados já o estão fazendo, e os despreparados, serão carregados impiedosamente pela enxurrada do processo.

* O autor é Cirurgião Dentista graduado pela FOP-UNICAMP;
Pós-graduando em Gestão de Planos de Saúde pela São Camilo/ABRAMGE;
Coordenador do Curso Gestão em Odontologia - Capacitação em Administração
e Marketing para o Cirurgião Dentista; Prêmio SINOG de Odontologia 2000; Auditor
odontológico; Diretor Executivo da Odonto Manager – Consultoria em Odontologia.
Este texto pode ser reproduzido desde que citado o autor e a fonte.
E-mails para: odontomanager@hotmail.com
Web Page: www.odontomanager.com.br
 

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