Odontologia no Brasil

 Receba nossas
 novidades
em
seu e-mail

Home
Conselhos de Odontologia
Faculdades de Odontologia
Eventos/Congressos
Artigos
Científico
Marketing
Gestão
Opinião
Internet
Blog de Marketing
Odontologia em Links
Guia de Dentistas
Guia de Empresas
Livraria  odontológica
Concursos de odontologia
Empresas em Foco
Procure na Internet
Odontologia em Noticias
Orientando
Responsabilidade social
Dicas de Saúde
Anuncie Aqui
Fale Conosco
FAQ
Quem somos
Política de Privacidade

Clique aqui e faça do Odontosites sua página Inicial


Apoio:


Gestão em Odontologia

AFINAL DE CONTAS, O QUE É ODONTOLOGIA EXTRABUCAL?

 


Flavio Alves Ribeiro*

A Odontologia atual para se adaptar a economia globalizada deve ser analisada levando-se em conta dois aspectos relacionados à dinâmica desta profissão: no primeiro, a necessidade do profissional em buscar constante evolução e aprimoramento técnico-científico (Odontologia Intrabucal); na segunda, a necessidade real de se criar e executar soluções que visem implantar um novo processo de atividade profissional que é a de ampliar seus conhecimentos em formação de parcerias, administração, gerenciamento e qualidade de serviço prestados aos "consumidores" que procuram e comparam os diversos serviços oferecidos em nosso ramo de trabalho (Odontologia Extrabucal).

Dentro deste contexto por mim denominado de Odontologia Intrabucal pude observar que ao longo dos anos a principal e porque não dizer única preocupação de nossos cursos de graduação em odontologia é a de formar técnicos em procedimentos e (infelizmente) em alguns casos em quantidades práticas que não proporcionam ao futuro profissional a segurança necessária para sua realização após a conclusão do curso. Constato freqüentemente na minha função de supervisor de estágios acadêmicos, professor universitário e formador de opinião uma situação de insegurança por parte destes "quase profissionais" e vejo que a rotina é quase sempre a procura de cursos de aperfeiçoamento, atualização e outros que vem com o objetivo de diminuir a insegurança adquirida durante a graduação. Não quero de maneira nenhuma desestimular o investimento neste caminho seguido para evolução profissional, mas questiono constantemente se o principal causador de toda esta situação não é o despreparo, durante a graduação, na profissionalização em odontologia.

Nossa profissão, segundo Pio XII, exige dos que a ela se dedicam, o senso estético de um artista, a destreza manual de um cirurgião, os conhecimentos científicos de um médico e a paciência de um monge. Esta definição constantemente presente em convites de formatura me faz ter muito orgulho de ser Dentista e de dizer que graças a Deus e a nossa brilhante escolha e vocação fazemos parte de um grupo de profissionais que tem o privilégio e a possibilidade de curar e criar dentro de nosso objetivo básico que é, sempre de forma ética, o bem estar bucal e geral de nossos pacientes.

Estou com a criação de termo Odontologia Extrabucal querendo "gritar" para todos profissionais ligados a Odontologia (todos mesmo!) que estamos num momento de transformação. Precisamos romper os paradigmas que definem atualmente a nossa atividade profissional. Devemos consideras a Odontologia como uma parte indivisível da saúde e procurar em conjunto analisar estas alterações ocorridas. Somos hoje aproximadamente 180.000 profissionais e juntos temos a obrigação e o dever de rever estes conceitos e passar a ter uma visão mais holística de nossa missão como prestadores de serviços em saúde bucal. Devemos ter um desejo maior que o de resolver um problema individual.

A atividade profissional em saúde foi uma das últimas áreas a desenvolver mecanismos de gestão. Falar em Gestão em Saúde infelizmente ainda é um tema que não agrada a maioria dos profissionais ligados a Odontologia, mas com certeza é o principal caminho para realizarmos um trabalho diferenciado e objetivando um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Devemos desenvolver técnicas gerenciais e administrativas e agregá-las aos princípios éticos e necessidades de nossa sociedade. Não devemos nos sentir culpados, ambiciosos ou mesquinhos quando pensamos que um dos objetivos de nossa profissão é a obtenção de lucro ou de forma mais branda uma relação racional de custo-benefício. Entender a dinâmica financeira de nossa profissão é obrigação de todos que buscam a realização profissional. Somente encarando esta realidade é que poderemos num estágio mais evoluído de conhecimento o real custo benefício de se trabalhar com Odontologia.

Sugiro a todos profissionais (dentistas, secretárias, auxiliares, protéticos, etc) que desenvolvam uma visão empreendedora, que trabalhem com planejamento, ou seja, que busquem sempre uma sinergia entre a Odontologia Intrabucal com a Odontologia Extrabucal. Nossa profissão/arte não está como muitos dizem em decadência ou falência, o que precisamos é desenvolver e implantar conceitos de gestão estratégica que visem se inserir como catalisadores das ações que irão reduzir e/ou eliminar as barreiras identificadas para o setor e determinar o aproveitamento do potencial existente.

                Finalizando este artigo, gostaria de dizer a todos que chegaram ao fim desta leitura que se tudo que foi escrito até agora tiver parecido confuso e utópico que pelo menos se procure atingir uma meta básica da vida: SER FELIZ!!!


*Cirurgião Dentista - Gestão e Consultoria em Odontologia,Professor da Universidade Tuiuti do Paraná,Fone/fax – 41 3561173, contato:dentesenumeros@terra.com.br


Leia outros artigos :

 

Voltar para os temas  Voltar para a Página Inicial
   

Publicidade

 
 
 

Aviso legal:
Todo material exposto no Odontosites  é protegido por Copyright, porém pode ser divulgado em outros sites sem conotação comercial. Somente solicitamos que seja citada a "Fonte:Odontosites- Odontologia em um clique", seja acrescentado um link ativo para  http://www.odontosites.com.br


Os textos, tabelas, figuras  e referências contidos no Odontosites têm caráter informativo e educacional e não devem substituir em hipótese alguma a consulta médica e/ou odontológica. O Odontosites não se responsabiliza pelo conteúdo expresso nas páginas de seus parceiros, colaboradores e anunciantes.
As opiniões expressas pelos colunistas são de inteira responsabilidade dos mesmos não traduzindo a opinião do Odontosites.
 
Dúvidas, sugestões , criticas e solicitações entre em contato conosco clique aqui e fale conosco

Odontosites recomenda:
"Consulte  seu  Dentista regularmente"

 



Melhor visualizado em 800X600 com Internet Explore 4.0 ou superior

Copyright© 2000 - 2009  Grupo Odontosites

 Todos os direitos reservados. All rights reserved.

Home  | Fale conosco | Anuncie