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O QUE É SER UM DENTISTA OU PROFISSIONAL DA SAÚDE EMPREENDEDOR?

Dr. Felipe Chibás Ortiz

Dra. Claudia Firmino de Freitas

 

Introdução

A área da saúde vive hoje uma situação completamente diferente de épocas anteriores, onde somente o diploma de na área da saúde já significava sucesso na profissão. A pessoa se formava e já havia uma clientela vasta a sua espera, disposta a pagar o valor necessário para obter seu serviço. O profissional da saúde era considerado um semideus, o qual dificilmente sofria contra argumentações em seus tratamentos ou diagnóstico. 

Um mercado pouco exigente com serviços e produtos simplificados ou pouco elaborados, não exigia do profissional grande investimento em diferenciações para atingir sucesso ou destaque na profissão, porém com o avanço tecnológico e a globalização, acesso a internet e incremento da concorrência temos um público cada dia mais exigente, buscando produtos que supram seus anseios de toda ordem. É neste novo contexto que surge a necessidade de atitudes empreendedoras.

No texto a seguir temos o objetivo de fornecer ao profissional da saúde a compreensão do termo empreendedorismo, fornecendo ferramentas para utilizar no seu dia a dia, que possibilitem identificar oportunidades do mercado, planejar passo a passo seu negócio, estabelecer metas e objetivos, administrar e obter os resultados almejado.

 

Definições

Podemos destacar duas grandes formas de expressar-se o empreendedorismo:

Empreendedorismo de oportunidade, onde o empreendedor visionário sabe aonde quer chegar, quer uma empresa com planejamento prévio, tem em mente o crescimento que quer para a empresa e visam à geração de lucros, empregos e riqueza. Está totalmente ligado ao desenvolvimento econômico, com forte correlação entre os dois fatores. A maioria destes empreendedores planejam o novo negócio após identificar um oportunidade ainda não explorada ou explorada de maneira insuficiente.

Empreendedorismo de necessidade, onde o empreendedor se aventura em um novo negócio por falta de opção, por estar desempregado e não ter alternativas de trabalho. Geralmente esses negócios costumam ser criados informalmente, não são planejados de forma adequada e muitos fracassam rapidamente, não gerando desenvolvimento econômico e agravando as estatísticas de criação e mortalidade dos negócios.

 

Criatividade Empreendedora

Algumas pessoas desde muito cedo apresentam a característica peculiar e necessidade de criar novos negócios, produtos ou serviços, coordenando, dirigindo ou organizando novas empresas.  Não podem ser confundidos por pesquisadores, analistas ou inventores. Caracterizam-se por seu impulso  criativo e inovador na criação de novas organizações. São obstinados pelo sucesso de seu empreendimento e medem este sucesso através do seu maior indicador, o patrimônio acumulado.

Pessoas com criatividade empreendedora expressam esta característica em diferentes ocasiões da sua vida profissional,  no desejo de ter seu próprio negócio, na inquietação de se submeter a orientações nas quais não concorda, em atividades paralelas ao trabalho convencional, etc.

São amantes da liberdade de decisão e são capazes de abrir mão de segurança e estabilidade em busca de desafios.

A criatividade empreendedora pode se manifestar de múltiplas formas. Tem empreendedores que são muito bons no momento de planejar o negócio, tem outros que são melhores na hora de executar.

Verdades  para um empreendedor segundo Edgar H. Shein(1996):

A)    Estou sempre à procura de idéias que me permitam dar início a um empreendimento próprio.

B)     Acho mais importante tocar minha própria empresa do que ocupar um alto cargo administrativo em uma empresa alheia.

C)    Sinto-me mais realizado em minha carreira, quando consigo construir algo que seja inteiramente resultado de minhas idéias e esforços.

D)    Somente vou achar que minha carreira é um sucesso se conseguir criar ou construir algo que seja uma produção ou idéia inteiramente minha.

E)     Sonho em começar e fazer crescer meu próprio negócio.

 

Empreender = Quebrar paradigmas 

Paradigma é a maneira como você olha para o seu mundo, de como o vê e sente, qual é a sua referência em relação a algo, quais são as suas crenças para determinado assunto.(Seagan, Carl, 199_)

Os paradigmas podem levá-lo a ser um ser humano de sucesso ou de fracasso.

Os profissionais da saúde possuem crenças e mitos próprios que prejudicam aqueles que acreditam neles. Porém para um empreendedor eles podem impulsionar a criatividade para mudar expectativa pré estabelecidas pela classe.

Segundo nossas pesquisas e trabalho cotidiano de consultoria, existem diversas creenças anti-empreendedorismo no profissional da saúde:

-O melhor marketing é o boca-a-boca

-A profissão está em crise

-Os convênios são os responsáveis pelos problemas da profissão

-A divulgação em mídias é anti-ético

-Profissionais com grande destaque devido ao marketing não são profissionais sérios.

-Delegar atendimento a outros profissionais diminui qualidade.

 

Estamos mantendo padrões antigos, desatualizados sem questionar o porquê. Estes padrões nos impedem de um melhor aproveitamento das oportunidades do mundo atual.

Da mesma forma podemos levar esta atitude para a área da saúde, onde continuamos agindo como os profissionais há 10, 20 ou 30 anos agiam, sem levar em conta que estamos em situação totalmente adversa. Filhos seguindo padrões dos pais em contextos diferentes, onde encontramos novas tendências de mercado, novas tecnologias, novas formas de pensar e agir por parte dos profissionais e pacientes, novos conceitos de atendimentos, produtos e serviços. E ainda ficando  surpresos com a falta de sucesso. Por que será que essas atitudes não funcionam mais? Será que o caminho mais fácil para atingir o sucesso, é esperar que o mercado, as tendências ou a tecnologia volte a situações anteriores?

Ou devemos no adaptar às mudanças e MUDAR?

Lamentações e comparações com o passado não mudarão o presente.

Devemos deixar para trás pensamentos, crenças antigas e avaliar o contexto atual mundial e buscar alternativas para suprir novas necessidades e exigências.

 

O que é ser empreendedor na Saúde?

Ser empreendedor na saúde tem duas grandes respostas:

A.     Abrir seu próprio negócio e administrá-lo com sucesso

B.     Ser criativo aportando iniciativas no negócio de alguém, seja este público ou privado.

 

Como tornar-se um profissional da saúde empreendedor

Se temos admiração por um determinado tipo de pessoa devemos primeiramente identificar suas características, atitude, forma de pensar, isto é, compreender sua lógica  e copiá-las.

Gostaríamos de convidá-los a começar a pensar diferente, e mudar formas de pensar é difícil e trabalhoso, requer determinação e vontade de vencer, mudar atitudes e hábitos será uma conseqüência quando o pensamento estiver dominado.

Descreveremos cada  detalhes com precisão, localização, público que irá atingir, número de funcionários, faturamento, etc, deixando florescer sentimentos de satisfação, realização e felicidade que este sonho realizado possa trazer.

Neste momento abriremos os olhos e observaremos ao nosso redor, avaliando possibilidades, realidades, mercado, ambiente e começaremos buscar formas de implementar nosso sonho no contexto atual de maneira inovadora.

Principais erros cometidos pelo profissional da saúde na hora de empreender um novo negócio

 Falta de conhecimento e hábito de uso das ferramentas da Administração:

Como antes foi comentado, muitos dos profissionais da saúde têm grande dificuldade de enxergar o consultório como empresa, fato às vezes provocado pelo desconhecimento das técnicas e sistemas de Administração atuais. Conseqüentemente não atuam como proprietários de um negócio e sim, apenas como clínicos. Por isso, não utilizam diversos instrumentos relativamente simples que ajudariam na gestão da organização de saúde, como são os de controle de estoque, controle financeiro, relação custo benefício, custo e lucro por hora de serviço, mesmo existindo diversos softwares que ajudariam nesse processo.

 

Não estabelecer Missão e Visão do consultório:

Toda empresa bem estruturada possui definido sua Missão, que consiste na razão de sua existência, isto é, qual sua proposta de produto ou serviço ao público que se direciona. O profissional da saúde, na maioria das vezes, não parte da construção deste conceito o que impossibilita uma seqüência lógica de ações coerentes. Esta tendência dos profissionais da área leva a dificuldades no transcorrer do tempo  para direcionar suas ações de investimento, divulgação, localização, entre outras.

Outro erro comum é a falta de definição da Visão da empresa, que consiste no sonho, isto é , o objetivo que se pretende atingir com o estabelecimento de um negócio.

 

Desconhecimento do Marketing Pessoal e suas diversas ferramentas:

Poderíamos resumir este item em ações, posturas, atitudes e interiorização de valores que um indivíduo adotaria através de treinamento para que possa passar a imagem que sua empresa ou organização de saúde propõe. Sendo assim, podemos citar neste item, desde o uso adequado do cartão de visita, forma de cumprimentar aos pacientes, forma de relacionamento estritamente profissional com eles, palavras a serem utilizadas e as que devem ser evitadas, formas de divulgar suas competências profissionais numa conversa informal, modo de se vestir-se adequado ao seu público alvo, dentre outras(Laurindo, 2001). Apenas citando um exemplo, podemos dizer que não oferecer o cartão de visita num encontro rápido com um desconhecido pode fazer a diferença entre captar ou não um eventual cliente, que pode ser ele próprio ou alguém para quem ele repasse seu cartão.

 

Não mensurar dados e resultados:

Dificilmente encontramos um profissional da saúde que pode nos responder com precisão o número de consultas diárias, mensais e anuais dos anos e porcentagem de crescimento destes valores nos últimos anos, bem como tratamento mais rentável, número de pacientes que  aportam maior valor ao consultório, e metas estabelecidas para o ano em questão e anos próximos.

Em contra partida, dados com estes são informaçãoes corriqueiras  para um empresário, isto é, um empreendedor. Um empreendedor mensurou informações passadas, mensura as atuais e assim determina os valores que a ser obtidos num futuro próximo e distante. Como poderemos saber se estamos obtendo resultados satisfatórios se não sabemos o valor anteriores e os valores atuais ? Como poderemos prospectar se não sabemos nossa real situação hoje e não sabemos qual foi nossa situação no passado?

Sendo assim transformar informações em números e estatísticas é essencial para o crescimento de um empreendimento.

 

Resistência à informatização e ao uso das ferramentas virtuais:

Muitos consultórios ainda funcionam de forma manual, com fichas de cadastro tradicionais, sem informatização do consultório. Não  utilizam de forma sistemática os softwares de gestão existentes no setor da saúde, mesmo que às vezes o profissional os tenha comprado. Poucos consultórios têm seus computadores funcionando em rede e possuem um site próprio. Isto é reflexo de uma maneira de pensar onde acredita-se que a principal fonte de pacientes é o boca a boca ou através da visualização da placa externa. Como todos sabem essa realidade mudou muito e hoje muitos procuram os serviços de saúde de uma forma mais impessoal via Internet. Os softwares da saúde podem também ser usados como uma poderosa ferramenta para conhecer o perfil dos nossos pacientes.

 

Falhas na cobrança dos pacientes:

Uma conseqüência decorrente das situações acima descritas é o surgimento de falhas na cobrança dos serviços oferecidos. Se não temos procedimento padrão para a cobrança inteligente dos pacientes, com seus respectivos fluxogramas e formas de proceder de acordo a  cada situação e tratamos aos nossos pacientes como amigos é muito provável que enfrentemos graves situações de inadimplência.

 

Realização de ações de Marketing isoladas sem antes fazer um Planejamento Estratégico:

Acontece que alguns profissionais investem em fazer sua logomarca, cartão de visita, placa para a parte externa do consultório, site, anúncios, etc., sem antes ter diagnosticado seu público alvo, distinguir seu público potencial, definir sua missão, visão, etc. Como conseqüência disto, não se atinge o público alvo com as ações de Marketing adotadas e muitas vezes estamos jogando fora um considerável investimento.

 

Não Planejar:

Se não há um destino, como escolher um caminho?

 A falta de planejamento é o pior erro das profissões da saúde.  Muitos profissionais só definem o tratamento a ser realizado no momento da consulta, sendo assim fica inviável prever tempo, custo e necessidades adicionais previamente. Em contra partida s este planejamento simples fosse realizado, ganharíamos tempo, dinheiro e qualidade de vida. Porém o planejamento de um negócio na área da saúde vai mais além, devemos planejar investimento, mudanças prediais, alterações de valores, promoções, isto é, definir estratégias e planos de ação.

                                                                                                         

Centralização:

A frase ou ditado “Se você quiser que algo seja bem feito, faça você mesmo” é levada ao pé da letra pela grande maioria dos profissionais da saúde, desta forma encontramos estes profissionais sobrecarregados com atividades técnicas, administrativas, operacionais e acadêmicas. A maior qualidade do empreendedor de sucesso é a capacidade de gerir pessoas e processos sem a sua ação direta. Por mais ativo e eficiente que este profissional possa ser,  não poderá realizar todas as atividades que existe em um consultório, será necessário delegar e controlar. Sejam eles funcionários, colegas de profissão ou prestadores de serviço.

 

Desconhecimento das ferramentas de Marketing de Relacionamento:

Não exploração das parcerias com outros serviços e profissionais próximos para ampliar os benefícios oferecidos aos pacientes.  Na maioria dos consultórios e clinicas visitadas foca-se apenas o serviço principal oferecido e não se constrói parcerias com outros serviços e profissionais que poderiam oferecer descontos ou gratuidades em forma de troca. Assim por exemplo, num serviço de Saúde, o paciente se sentiria melhor atendido por um consultório aonde além do seu tratamento  lhe ofereçam descontos nas cafeterias e restaurantes próximos, promoções com profissionais de outras áreas da saúde. Esses programas de Marketing de Relacionamento constituem uma poderosa.

 

Foco excessivo no atendimento:                                                                  

O profissional da saúde acredita que o sucesso de seu negócio depende exclusivamente da qualidade do atendimento técnico oferecido, com esta crença realizam investimentos cada vez maiores em especializações e atualizações. Muitas vezes sem uma análise  de mercado, oportunidade e retorno deste investimento. Neste linha de pensamento não realizam pesquisas de satisfação sobre fatores complementares como atendimento telefônico, rapidez de retorno, método de cobrança, entre outros. Colocam foco na atividade técnica e não se atentam aos demais pontos de um empreendimento, como organização, administração, estabelecimento de metas, resultados obtidos, etc.

 

Principais fatores a considerar na montagem do consultório

-         Inscrição nos Órgãos Competentes

-         Definir Pessoa Física ou Jurídica

-         Vigilância Sanitária

-         Coleta Seletiva – Lixo Hospitalar

-         Projeto Arquitetônico - Móveis

-         Nome e Logomarca

-         Qualidade e Tipos de Equipamentos

-         Ergonômia

-         Previsão de Contas Fixas e Variáveis

-         Definir Público Alvo

-         Localização

-         Definir Número de funcionários

-         Definir Especialidades e Tratamentos

-         Pesquisa da Concorrência

 

 

Conclusão

A nova situação internacional, aonde predominam tendências mundiais como a Globalização, a Revolução tecnológica, surgimento de novos segmentos de mercado, entre outras, fazem que a realidade do profissional da saúde mudasse radicalmente e a relação paciente-profissional da saúde mude também. Para esta nova etapa o profissional da saúde deve começar a enxergar a realidade como um empreendedor.

 

Bibliografia

DORNELAS José Carlos Assis. Empreendedorismo- Transformando idéias em negócios, Elsevier Editora, Rio de Janeiro , 2005

HUNTER James C. O monge e o executivo, Gráfica Sextante, Rio de Janeiro, 2004.

COELHO Paulo. O Zahir, Rocco, Rio de Janeiro, 2005.

SCHEIN Edgard H. Identidade Profissional, Nobel, 1996

I Fórum de Dentistas e Profissionais de
Saúde Empreendedores
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