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Gestão em Odontologia

Negócios na odontologia: ESTRATÉGIAS MILENARES DE UM GENERAL CHINÊS

 13/05/2008

Introdução:

Produto das mudanças acontecidas no contexto globalizado atual, hoje para que um profissional da saúde e em especial da Odontologia atinja o sucesso, ele deve utilizar diversas estratégias e táticas.

 Essas estratégias podem ser definidas como maneiras ou formas de contornar e superar as dificuldades que se encontram na profissão e no mercado, tanto com o público cada vez mais exigente e escasso, como com a concorrência direta (proveniente do próprio segmento e dos colegas) e a indireta (proveniente de outros segmentos, produtos, serviços e profissões). Este texto vem fazer uma analogia, entre o segmento da saúde e um cenário de guerra.

 O presente artigo é apenas um pretexto para que baseados na nossa experiência como consultores, refletir sobre os diversos problemas e desafios que se enfrentam no momento de elaborar uma estratégia para organizações, e fundamentalmente para organizações do setor da saúde e consultórios odontológicos. Tomamos como bússola a frase milenar do sábio general Sun Tzu, dado que ela resume de uma forma gráfica alguns desses gargalhos.

 A frase em questão é a seguinte:

 “Para se atrair a derrota, há seis condições básicas:

Desdenhar o cálculo da força inimiga

Ausência de autoridade

Treinamento ineficaz

Cólera injustificável

Desrespeito à disciplina

Incapacidade de utilização dos homens escolhidos.”

Como podemos apreciar, o autor utiliza uma linguagem militar, dado que no seu famoso texto “A arte da guerra”, esta oferecendo conselhos sobre como deve proceder um chefe de tropas para conseguir a vitória. No caso específico desta frase, refere se a como evitar a derrota e por conseqüência como atrair a vitória. Analisaremos um por um dos itens desta frase:  

Desdenhar o cálculo da força inimiga

Evidentemente dar pouca ou nenhuma importância ao inimigo não é a melhor estratégia durante qualquer situação de combate, mas muitas vezes esquecemos que na situação atual convivemos num ambiente competitivo em quase todo setor da economia , e a área da saúde não é uma exceção. Às vezes estamos numa verdadeira zona de luta a braço partido pelos clientes-pacientes. Durante essa luta, aonde deve primar à ética, o respeito e o humanismo no trato  paciente-cliente e colegas, entram cada vez mais fatores a serem considerados:

_Mais faculdades formando novos profissionais e oferecendo tratamentos de saúde gratuitos ou de baixo custo

_ Mais profissionais se formando rapidamente no mercado

_ Mais profissionais vindos de outros países produto da globalização

_ Mais organizações de saúde (consultórios, clínicas, etc.) em cada bairro

_ Surgimento de novas organizações de saúde que nascem com uma filosofia de Gestão e Marketing e que por isso crescem rapidamente. Exemplo: IMBRA, Easy Implantes, etc.

_ Surgimento e expansão das franquias na área da saúde. Exemplo: Sorridente

_ Mais produtos colaterais que competem com os serviços tradicionalmente oferecidos exclusivamente pelo profissional da saúde. Exemplo: Produtos para clareamento dental. 

_ Mais divulgação nos veículos (TV, rádio, jornais, Internet, revistas, etc.) dos serviços da concorrência. 

Traduzindo de forma resumida este ponto da frase do general chinês, podemos dizer que é necessário levar em conta o que está fazendo a concorrência. Não apenas para imitá-la e copiar as estratégias,  ou tratamentos, equipamentos e abordagens ao cliente que estão tendo sucesso, mas também para superá-la, fazendo novas estratégias que surpreendam à concorrência e seu público alvo. Deve se tomar a iniciativa e partir para o “ataque”.   Hoje o profissional da saúde não deve esquecer da concorrência, por melhor profissional  que seja. É necessário pesquisar e se informar sobre o que estão fazendo os profissionais e organizações de sucesso.

Ausência de autoridade

Comandar um exército sem autoridade é impossível. Igualmente liderar uma equipe sem autoridade. Mas autoridade não é a mesma coisa que autoritarismo. É necessário levar em conta que liderar pessoas hoje implica em conhecimento profundo da natureza múltipla e diferente dos seres humanos, assim como uma atitude que chamamos hoje de liderança servidora.

Liderança Servidora é um conceito de comunicação que vem inovar e quebrar paradigmas, onde acredita se que duas funções que  anteriormente eram consideradas opostas, hoje caminham juntas, liderar e servir. Porque os grandes e verdadeiros líderes da Humanidade, aqueles que realmente ajudaram a construir um mundo mais fraterno e justo, vieram para servir. Servir e transformar. Conquistaram sua liderança através do seu exemplo, marcado por posturas, atitudes e ações constantes. Transcendendo qualquer sentimento religioso, Buda, Jesus Cristo, Gandhi, Luther King, Madre Teresa, Chico Xavier, Dalai Lama, entre outros, são exemplos de pessoas que serviram plenamente. Serviram, transformaram e foram seguidos (Hunter, 2004).

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Essas atitudes do líder como servidor são cada vez mais necessárias no setor da saúde.

Treinamento ineficaz

Mais que treinamento, devemos pensar hoje em melhorar nossa capacitação, crescimento e desenvolvimento bem como dos profissionais que trabalham conosco. Este processo só acontecerá se primeiramente levantarmos as necessidades de aprendizado, tomando como roteador principal o tipo de demandas dos nossos pacientes-clientes, conhecendo as carências para melhor atendê-los. Deve-se partir por tanto, de uma pesquisa de satisfação do cliente, onde poderemos saber quais  tratamentos estão sendo solicitados e não estão sendo oferecidos, formas diferentes de oferecer os tratamentos já comumente  realizados, bem como deixar de oferecer tratamento que já não são procurados.

Também se deve levar em conta nesse diagnóstico a missão, visão (sonhos e metas a médio ou longo prazo da organização) e valores partilhados na entidade de saúde, assim como as necessidades  eleitas pelos profissionais de base e não apenas as dos diretivos.

Torna se necessário investir em áreas de capacitação antes não exploradas como Administração e Marketing, entre outras, que são deficitárias na formação do profissional da saúde.

Cólera injustificável

Um soldado não pode perder o controle, muito menos um general,  enviando suas tropas pelo influxo de um impulso a uma ação impensada. A cólera com os colegas, pacientes, fornecedores (Exemplo: representantes de materiais, produtos e equipamentos de saúde, protéticos, vendedores de livros, etc.) é um fator negativo que afasta o sucesso e prejudica a imagem. Ações planejadas que possam  eventualmente implicar em um risco, porém um risco calculado, devem ser implementadas. Saber controlar nossos impulsos e agir de acordo com um plano (Goleman, 1995) é outra das competências gerenciais que devem se desenvolver no âmbito da gestão de organizações da saúde.

Desrespeito à disciplina

A disciplina na escala hierárquica, onde existe o mando único, isto é, a pessoa recebe ordens de uma única pessoa e não de várias, é a espinha dorsal de todo exército. Mas a disciplina que existe nos consultórios e clínicas que visitamos, parte de uma concepção muitas vezes artesanal ou caseira, sem uma verdadeira noção de empresa. Assim, existe às vezes uma disciplina excessivamente rígida ou ao  contrário muito solta, sem um manual de normas e procedimentos, que seja entregue ao novo colaborador quando inicia na organização. Existindo parcialidade para colocar regras a diferentes funcionários.

Incapacidade de utilização dos homens escolhidos

Este item está se referindo a subutilização dos soldados para a missão designada. Hoje se traduziria em saber como aproveitar ao máximo todas as competências e habilidades do profissional e dos  colaboradores de forma criativa e multifuncional.

Palavras finais:

Seguir as palavras do general chinês Sun Tzu, mas aplicadas ao nosso contexto nos dias de hoje pode ser o caminho para o crescimento sustentável das organizações de saúde. 

O caminho para a vitória pode ser traduzido  por estudar a concorrência, tendo um estilo de liderança participativo e com as doses de autoridade necessárias, oferecer  capacitação continua para a equipe, manter o auto-controle, planejando as nossas ações encima de um risco controlado, respeitar a disciplina e utilizar adequadamente aos colaboradores escolhidos.

 

Bibliografia:

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional, Objetiva, Rio de Janeiro, 1995.

MELLO, Hilton Souchois de A. Odontogeriatria, Livraria SantosEditora, São Paulo, 2005.

HUNTER James C. O monge e o executivo, Gráfica Sextante, Rio de Janeiro, 2004.

TZU, Sun. A arte da guerra. Saraiva, São Paulo, 1996.

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Minicurriculum dos autores:

 O Prof. Dr. Felipe Chibás Ortiz é consultor em nível internacional nas áreas de Marketing, Criatividade Organizacional, Gestão de Pessoas, Barreiras à Comunicação, Formação de Times de alto desempenho, Gestão de Representantes, entre outros. Psicólogo pela Universidade de Havana, Cuba, mestre e doutor pela USP em temas de Comunicação Organizacional, Relações Públicas e Marketing, vem oferecendo, em organizações de grande porte, palestras, cursos, workshops e diversas formas de consultoria. É também especialista em Marketing Direto pela Universidade Alcalá de Henares, de Espanha. Vem realizando conferências em diversos congressos nacionais e internacionais. Sua ampla experiência em Gestão Organizacional, adquirida em diversos países, vem sendo fundamentalmente aplicada no Setor Educacional e de Saúde. É autor de onze livros publicados em Cuba, Brasil, Espanha, Canadá e México. É sócio-diretor da Perfectu Gerenciamento
Empresarial, empresa de consultoria, focada fundamentalmente no setor da saúde e da educação. A empresa que gerencia representa oficialmente no Brasil a multinacional espanhola de Consultoria e Formação Empresarial Global Estrategias, presente em 15 países de cinco continentes.

A Profa. Dra.Claudia Firmino de Freitas é cirurgiã dentista pela Universidade Metodista, gestora e consultora odontológica com ampla experiência no mercado. Formada dos cursos de Ortodontia, Reabilitação oral, Estética odontológica, Periodontia. Tem se desempenhado também como Professora Assistente de cursos na USP e na Universidade Metodista. Integra o projeto Envelhecer sorrindo pela Universidade São Paulo, programa direcionado ao atendimento na área de Odontogeriatria. É também especialista em Direção de Departamentos de Atendimento e Fidelização do cliente pela Universidade Complutense de Madrid, de Espanha. É sócia-diretora da Perfectu Gerenciamento Empresarial, empresa de consultoria, focada fundamentalmente no setor da saúde e da educação. A empresa que gerencia representa oficialmente no
Brasil a multinacional espanhola de Consultoria e Formação Empresarial Global Estrategias, presente em 15 países de cinco continentes.

 


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