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A fábula do bambu chinês

Rubens de Almeida Zimbres*

 

Outro dia ouvi uma fábula do bambu chinês: quando se planta o bambu chinês, nada acontece durante o primeiro ano. Apenas um broto. No segundo, apenas um broto. No terceiro, o broto. No quarto ano também. Parece não haver progresso. Contudo, no quinto ano, o tal bambu cresce vertiginosamente até atingir a altura de 25 metros.  E ainda, os bambus sempre se encontram em florestas de bambus, raramente estão sozinhos. Mas por o esse assunto tem a ver com Marketing e Gestão, e ainda mais, na Odontologia? Tudo, acredite.

 

Aqui faço um desafio ao leitor. Explicarei primeiramente a fisiologia do crescimento do bambu. Se você tiver paciência para ouvir essa Explicação Fisiológica, poderá colher os frutos da explicação científica de Marketing e Gestão. Ou pode simplesmente pular para a Explicação Científica. Basta achar o título em negrito. Mas aí você terá perdido a essência da metáfora.

 

Explicação Fisiológica

Nos quatro anos anteriores à explosão do crescimento do bambu, ele não está parado. Ele está se preparando para crescer. Suas raízes se entrelaçam, se expandem por baixo da terra, alcançando áreas distantes e profundas. Com paciência e confiança, ele vai acumulando energia.

 

Tudo isso para se preparar para suportar os fortes ventos, sem que as raízes sejam arrancadas do chão. Com raízes fortes, o bambu chinês pode suportar todas as intempéries sem que isso afete sua sobrevivência. Isso vem de um processo evolutivo darwiniano, onde os bambus que cresceram rápido demais sem estarem com suas raízes fortes e preparadas foram arrancados pelo vento e perderam sua linhagem, desaparecendo da espécie.

 

Pronto, passemos à utilidade prática de tudo isso.

 

Explicação Científica

Em Marketing, há o ciclo de vida do produto. Num estágio inicial, de introdução, o produto é inserido no mercado, mas ainda não tem sua reputação formada e tecnicamente ainda pode ser falho, como ocorreu com os implantes no início. Depois de melhorias no produto e usos continuados, ocorre a etapa de crescimento (exponencial), onde há um aumento de vendas, seguida pela maturidade e subseqüente declínio (Gráfico 1).

 

 

 

Gráfico 1 – Gráficos de Ciclo de Vida do Produto e de Adoção de Inovações.

 

 

Quanto ao crescimento do bambu, essa explicação pode ser feita utilizando-se também conceitos de Gestão. Em Gestão (administração de empresas), existe o ciclo de adoção de inovações, ou seja, a seqüência na qual os consumidores adotam as inovações que aparecem no mercado. Inicialmente eles se sentem tímidos e inseguros com relação a um determinado produto.

 

Apenas os consumidores mais audaciosos compram o produto (ou trocam de profissional e vão ao seu negócio, por exemplo). Mas com o tempo, a propaganda boca-a-boca vai difundindo o seu produto e a experiência positiva, fazendo com que a grande massa compre o seu produto. Quando a grande massa começa a comprar o produto, há um crescimento exponencial de vendas. Nessa época a empresa deve ter o produto em estoque para satisfazer a demanda. No nosso caso, nosso negócio deve ter capacidade de atender todos os clientes que virão de nosso investimento em Marketing. É a mesma coisa.

 

Os quatro anos de desenvolvimento do bambu significam o desenvolvimento gradual de um negócio, a introdução do mesmo no mercado, que não necessariamente tenha que ser em quatro anos, pode ser em 1, 2 anos. Nesse período de “vacas magras”, o profissional tem tempo de arrumar seu negócio, treinar sua equipe, aprender a gerenciar sua agenda, materiais, fornecedores, etc. Nesse período é formada a imagem da empresa, que vem acompanhada de sua reputação junto aos clientes  (mercado).

 

Todo esse preparo é necessário para que, quando haja uma explosão da demanda, ou seja, um grande aumento do número de clientes (fase de crescimento), o negócio esteja preparado para atendê-los, sem perder a oportunidade e seu custo. Custo de oportunidade é o custo que um investimento tem no tempo. Se você tem uma hora vaga em seu negócio, essa hora tem um custo e se você não trabalha, vai pagar do mesmo jeito. Em linhas bem gerais, isso é o custo de oportunidade. Vejo sempre profissionais “investindo” em marketing, procurando mais clientes, quando na verdade não conseguem retê-los em seu negócio depois que entraram ou ainda, não conseguem fazer com que o cliente aceite sua oferta de serviço e passe a comprar. Ou seja, esse investimento em marketing vai por água abaixo e de tempos em tempos, será necessário gastar mais e mais. Logo, o problema continua lá (gestão) e o marketing é apenas o paliativo.

 

Imagine a possibilidade de um correto investimento em Marketing trazer tantos pacientes a seu negócio que você nem consegue administrar. Nesse momento pode se dar a “febre do ouro”. Nessas épocas, há um alto crescimento do número de clientes, às vezes maior do que o negócio pode suportar. Com essa abundância de clientes, o profissional pode não ter estrutura para atender os clientes, o que acaba por sacrificar a qualidade de atendimento e perde-se a boa oportunidade. Isso ocorre pois não se fez a expansão do negócio na época certa.

 

Para que se possa crescer como o bambu chinês, é necessário que haja um controle gerencial, i.e., que o profissional tenha a clínica sob controle, com todos os processos e rotinas do negócio bem estabelecidos e funcionários treinados. Deve-se utilizar o software de gerenciamento ao máximo, valendo-se de todas suas utilidades, como base de dados de clientes (quantos de nós conhecemos o público que atendemos e usamos esse conhecimento para ganhar dinheiro ?), controle financeiro, controle de atendimentos, etc. Dessa maneira, estaremos preparados para a demanda e poderemos investir em Marketing sem que o dinheiro seja perdido.

 

Ah, já ia me esquecendo. Por que o bambu se encontra em florestas? Pois dessa maneira ele pode entrelaçar suas raízes com a de outros bambus e se fortalecer ainda mais. Da mesma maneira, o ser humano não vive sozinho. Vive em um grupo social. Precisamos uns dos outros. E as empresas também. Elas devem estar ligadas em redes de negócios, por meio de parcerias que possam fortalecê-las mutuamente, facilitando o aprendizado e a troca de informação e de clientes. Essas são maneiras de fortalecermos nossas raízes evitando que a seleção natural atinja nossos negócios.

 

 

Bibliografia

KOTLER, P. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Atlas, 1998.

LI, Z.; DENICH, M.; BORSCH, T.; BARTHLOTT, W. Growth behavior of henon bamboo (Phyllostachys nigra var. henonis, Poaceae) in Central China. Acesso em 12 de novembro de 2007. Disponível em: <http://www.iyinfo.ac.cn/yiyangkj-xiazai/lizh/lzhe.pdf>.

MIRA, P.; FOOTE, SHELDON, P. Product Life Cycles and Profitability. The Journal of Business Forecasting Methods & Systems, v. 8, n. 2, Summer 1989.

SAMMUT-BONNICI, T.; WENSLEY, R. Darwinism, probability and complexity: market-based organizational transformation and change explained through the theories of evolution. International Journal of Management Reviews, v. 4, n. 3, 2002.

ZIMBRES, R.A. Uma solução para a Odontologia? Acesso em 12 de novembro de 2007. Disponível em: < http://www.dr3.com.br/saude/artigos_04.php>.



*Prof Ms Rubens A Zimbres - D
entista formado pela Universidade de São Paulo em 1992; mestre e doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie;  pós-graduado pela Wolfram Research Inc.; consultor da DR3 Consultoria.

 

falecom@dr3.com.br  / http://www.dr3.com.br

publicado dia 24/11/207


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